Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36761
Compartilhe esta página
Título: | A importância do uso de jogos como recurso lúdico no ensino de Ciências |
Autor(es): | SILVA, Amanda Celerino da |
Palavras-chave: | Ciências - Estudo e Ensino; Jogos Educativos; Atividades Lúdicas |
Data do documento: | 28-Out-2019 |
Citação: | SILVA, A. C. |
Abstract: | O Ensino de Ciências é na maioria das vezes visto pelos alunos como uma área de difícil compreensão, isso por abordar conteúdos que não se associam com o seu cotidiano, o que dificulta ainda mais o entendimento. Com isso, se faz necessário o uso de novos métodos de ensino para que possam ajudar os alunos a facilitarem esse processo. O jogo como recurso lúdico vem sendo uma metodologia bastante eficaz, e através dele é possível trabalhar os conteúdos de uma forma mais descontraída e divertida, minimizando assim a abstração dos conceitos, e podendo facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar a importância do uso de jogos como recurso lúdico para o Ensino de Ciências. E para realização desse trabalho foi utilizado procedimentos para a construção de uma pesquisa qualitativa, o qual foi dividido em três momentos, sendo que no primeiro momento houve a adaptação dos jogos pela autora do trabalho baseado no modelo já proposto por Knechtel e Brancalhão (2008). No segundo momento houve a aplicação dos questionários destinados aos professores da área de Ciências via redes sociais com o intuito de saber a importância da ludicidade e dos jogos como recurso didático para o ensino. No terceiro momento ocorreu a aplicação das aulas sobre o conteúdo de Sistema Digestório, que foi desenvolvida em uma Escola Estadual do município de Passira-PE, com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, do turno da manhã, e em seguida houve a aplicação dos jogos. Por fim, foi aplicado um questionário para os alunos com o intuito de saber sobre a importância dos jogos como recurso lúdico. E em relação aos resultados, podemos dizer que foi satisfatório, pois os professores afirmam a importância da ludicidade na aprendizagem por meio de suas respostas e a maioria dos alunos também gostaram dos jogos, os quais certificaram que houve uma melhor facilidade na compreensão dos conteúdos, deixando as aulas mais atrativas, assim é possível concluir que o jogo como recurso lúdico é bastante considerável no processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36761 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Amanda Celerino da.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons