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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36761

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Celerino da-
dc.date.accessioned2020-03-03T20:13:58Z-
dc.date.available2020-03-03T20:13:58Z-
dc.date.issued2019-10-28-
dc.date.submitted2020-02-03-
dc.identifier.citationSILVA, A. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36761-
dc.description.abstractO Ensino de Ciências é na maioria das vezes visto pelos alunos como uma área de difícil compreensão, isso por abordar conteúdos que não se associam com o seu cotidiano, o que dificulta ainda mais o entendimento. Com isso, se faz necessário o uso de novos métodos de ensino para que possam ajudar os alunos a facilitarem esse processo. O jogo como recurso lúdico vem sendo uma metodologia bastante eficaz, e através dele é possível trabalhar os conteúdos de uma forma mais descontraída e divertida, minimizando assim a abstração dos conceitos, e podendo facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar a importância do uso de jogos como recurso lúdico para o Ensino de Ciências. E para realização desse trabalho foi utilizado procedimentos para a construção de uma pesquisa qualitativa, o qual foi dividido em três momentos, sendo que no primeiro momento houve a adaptação dos jogos pela autora do trabalho baseado no modelo já proposto por Knechtel e Brancalhão (2008). No segundo momento houve a aplicação dos questionários destinados aos professores da área de Ciências via redes sociais com o intuito de saber a importância da ludicidade e dos jogos como recurso didático para o ensino. No terceiro momento ocorreu a aplicação das aulas sobre o conteúdo de Sistema Digestório, que foi desenvolvida em uma Escola Estadual do município de Passira-PE, com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, do turno da manhã, e em seguida houve a aplicação dos jogos. Por fim, foi aplicado um questionário para os alunos com o intuito de saber sobre a importância dos jogos como recurso lúdico. E em relação aos resultados, podemos dizer que foi satisfatório, pois os professores afirmam a importância da ludicidade na aprendizagem por meio de suas respostas e a maioria dos alunos também gostaram dos jogos, os quais certificaram que houve uma melhor facilidade na compreensão dos conteúdos, deixando as aulas mais atrativas, assim é possível concluir que o jogo como recurso lúdico é bastante considerável no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectAtividades Lúdicaspt_BR
dc.titleA importância do uso de jogos como recurso lúdico no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
dc.description.abstractxScience teaching is most often seen by students as an area of difficult understanding, because it addresses content that is not associated with their daily lives, which makes understanding even more difficult. This requires the use of new teaching methods to help students facilitate this process. The game as a playful resource has been a very effective methodology, and through it is possible to work the contents in a more relaxed and fun way, thus minimizing the abstraction of the concepts, and can facilitate the teaching-learning process. Thus, the objective of this paper is to analyze the importance of using games as a playful resource for Science Teaching. And to perform this work, procedures were used for the construction of a qualitative research, which was divided into three moments, and in the first moment the games were adapted by the author of the work based on the model already proposed by Knechtel and Brancalhão (2008). In the second moment there was the application of questionnaires intended for science teachers via social networks in order to know the importance of playfulness and games as a didactic resource for teaching. In the third moment there was the application of classes on the content of Digestive System, which was developed in a State School of Passira-PE, with a class of 8th grade of elementary school, the morning shift, and then there was the application of the games. Finally, a questionnaire was applied to the students in order to know about the importance of games as a playful resource. And regarding the results, we can say that it was satisfactory, because the teachers affirm the importance of playfulness in learning through their answers and most students also liked the games, which made sure that there was a better understanding of the content, making the classes more attractive, it can be concluded that the game as a playful resource is quite considerable in the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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