Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36758

Comparte esta pagina

Título : Projeto científico no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de biologia
Autor : SOUZA, Mariana Vasconcelos de Paula
Palabras clave : Bioquímica; Atividades de Ensino-Aprendizagem; Líquens
Fecha de publicación : 8-ago-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Mariana Vasconcelos de Paula. Projeto científico no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de biologia. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Resumen : O ensino de Biologia se organiza ainda hoje de modo a privilegiar o estudo de conceitos, linguagens e metodologias que tornam as aprendizagens pouco eficientes e distantes da realidade do estudante. A proposta de uma abordagem de ensino que contemple discussões sobre interações Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) vem ganhando cada vez mais destaque na educação científica no Brasil. Falar do ensino de Biologia requer o entendimento da importância da tecnologia, pois sua utilização permeia essa área da Ciência e através dela muitos avanços científicos ocorrem. A Bioquímica é uma das áreas da Biologia que merecem destaque, pois contempla conteúdos científicos que necessitam de abstração para o seu conhecimento e possui um grande potencial interdisciplinar. Além disso, essa área carece de recursos didáticos alinhados a realidade do aluno. Nesse sentido desenvolvemos um projeto por meio do ensino investigativo, que abordou a Bioquímica através do estudo de liquens e culminou com a produção de um livro paradidático feito pelos estudantes. A pesquisa realizada é uma pesquisa ação de cunho qualitativo e ocorreu em uma escola pública do ensino médio. Através do estudo de liquens associado à Bioquímica os alunos foram capazes de relacionar diferentes áreas da Biologia. Além disso, aprofundaram seus conhecimentos científicos e desenvolveram sua autonomia e protagonismo estudantil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36758
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mariana Vasconcelos de Paula Souza.pdf2,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons