Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36758
Compartilhe esta página
Título: | Projeto científico no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de biologia |
Autor(es): | SOUZA, Mariana Vasconcelos de Paula |
Palavras-chave: | Bioquímica; Atividades de Ensino-Aprendizagem; Líquens |
Data do documento: | 8-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOUZA, Mariana Vasconcelos de Paula. Projeto científico no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de biologia. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. |
Abstract: | O ensino de Biologia se organiza ainda hoje de modo a privilegiar o estudo de conceitos, linguagens e metodologias que tornam as aprendizagens pouco eficientes e distantes da realidade do estudante. A proposta de uma abordagem de ensino que contemple discussões sobre interações Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) vem ganhando cada vez mais destaque na educação científica no Brasil. Falar do ensino de Biologia requer o entendimento da importância da tecnologia, pois sua utilização permeia essa área da Ciência e através dela muitos avanços científicos ocorrem. A Bioquímica é uma das áreas da Biologia que merecem destaque, pois contempla conteúdos científicos que necessitam de abstração para o seu conhecimento e possui um grande potencial interdisciplinar. Além disso, essa área carece de recursos didáticos alinhados a realidade do aluno. Nesse sentido desenvolvemos um projeto por meio do ensino investigativo, que abordou a Bioquímica através do estudo de liquens e culminou com a produção de um livro paradidático feito pelos estudantes. A pesquisa realizada é uma pesquisa ação de cunho qualitativo e ocorreu em uma escola pública do ensino médio. Através do estudo de liquens associado à Bioquímica os alunos foram capazes de relacionar diferentes áreas da Biologia. Além disso, aprofundaram seus conhecimentos científicos e desenvolveram sua autonomia e protagonismo estudantil. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36758 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mariana Vasconcelos de Paula Souza.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons