Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36758

Compartilhe esta página

Título: Projeto científico no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de biologia
Autor(es): SOUZA, Mariana Vasconcelos de Paula
Palavras-chave: Bioquímica; Atividades de Ensino-Aprendizagem; Líquens
Data do documento: 8-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Mariana Vasconcelos de Paula. Projeto científico no ensino médio como ferramenta para aprendizagem de biologia. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Abstract: O ensino de Biologia se organiza ainda hoje de modo a privilegiar o estudo de conceitos, linguagens e metodologias que tornam as aprendizagens pouco eficientes e distantes da realidade do estudante. A proposta de uma abordagem de ensino que contemple discussões sobre interações Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) vem ganhando cada vez mais destaque na educação científica no Brasil. Falar do ensino de Biologia requer o entendimento da importância da tecnologia, pois sua utilização permeia essa área da Ciência e através dela muitos avanços científicos ocorrem. A Bioquímica é uma das áreas da Biologia que merecem destaque, pois contempla conteúdos científicos que necessitam de abstração para o seu conhecimento e possui um grande potencial interdisciplinar. Além disso, essa área carece de recursos didáticos alinhados a realidade do aluno. Nesse sentido desenvolvemos um projeto por meio do ensino investigativo, que abordou a Bioquímica através do estudo de liquens e culminou com a produção de um livro paradidático feito pelos estudantes. A pesquisa realizada é uma pesquisa ação de cunho qualitativo e ocorreu em uma escola pública do ensino médio. Através do estudo de liquens associado à Bioquímica os alunos foram capazes de relacionar diferentes áreas da Biologia. Além disso, aprofundaram seus conhecimentos científicos e desenvolveram sua autonomia e protagonismo estudantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36758
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mariana Vasconcelos de Paula Souza.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons