Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36655

Share on

Title: O setor hoteleiro e os consumidores com deficiência: a interpretação de usuários de cadeira de rodas quanto ao ambiente de serviços.
Authors: LIRA JÚNIOR, Paulo Fernando da Silva
Keywords: Hotéis; Prestação de serviços; Projeto de acessibilidade; Pessoas com deficiência; Comportamento do consumidor
Issue Date: 8-Jul-2016
Citation: LIRA JÚNIOR, Paulo Fernando Silva. O setor hoteleiro e os consumidores com deficiência: a interpretação de usuários de cadeira de rodas quanto ao ambiente de serviços. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O setor de turismo apresenta consideráveis altas e o setor de hospedagem vem se beneficiando com esse aumento. Assim como também vem crescendo a exigência da qualidade dos serviços prestados nos empreendimentos hoteleiros que precisam oferecer ambientes acessíveis que estejam dentro das leis e normas vigentes para hóspedes cadeirantes. Esse estudo tem o objetivo de analisar como os consumidores cadeirantes interpretam o ambiente de serviços no setor hoteleiro. A pesquisa tem natureza qualitativa básica de cunho exploratório, realizada em dois Blogs que tem a sua temática voltada para cadeirantes. Na coleta de dados foram separados comentários das postagens que abordam sobre a experiência de consumidores cadeirantes do serviço de hotelaria, e foram organizados entre ambientes físicos: dimensões instrumental, arquitetônica e ambientes sociais: dimensões atitudinal e comunicacional, e posteriormente foi realizada uma Análise de Conteúdo buscando os aspectos positivos e negativos de cada comentário para a construção da imagem dos empreendimentos hoteleiros. É possível identificar por meio das análises que grande parte dos hotéis dispõem de algum tipo de adaptação e se consideram por isso um empreendimento com acessibilidade. Contudo, muitos não seguem as normas e leis vigentes como também não padronizam suas adaptações gerando uma confusão aos cadeirantes. Foi possível notar que o anseio do consumidor de ser surpreendido pelo prestador do serviço, está em atender às necessidades básicas aliando o designer a funcionalidade que uma adaptação vai trazer a sua estadia no hotel.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36655
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIRA JÚNIOR, Paulo Fernando da Silva.pdf713,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons