Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36628

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorSILVA, Rafaela da Mata-
dc.date.accessioned2020-02-19T19:27:37Z-
dc.date.available2020-02-19T19:27:37Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, R. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36628-
dc.description.abstractA avaliação está bastante presente no cotidiano, principalmente dentro das instituições de ensino. Os instrumentos avaliativos são de grande importância para os professores, pois é através dos mesmos que os docentes irão acompanhar e ter conhecimentos sobre a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo geral identificar os motivos para escolha de instrumentos e critérios adotados em turmas do ensino médio de escolas públicas no município de Vitória de Santo Antão. Como objetivos específicos visamos identificar quais instrumentos avaliativos os professores de biologia costumam utilizar; compreender o que os professores entendem por avaliação; e quais instrumentos avaliativos são mais usados pelos professores. Nossos resultados apontam para uma boa compreensão sobre avaliação, instrumentos e critérios, mas ainda um pouco dissociadas das práticas efetivas adotadas pelos professores.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleInstrumentos e critérios avaliativos: perspectivas sobre aplicação no ensino médio em escolas públicas de Vitória de Santo Antãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8pt_BR
dc.description.abstractxThe assessment is very present in everyday life, especially within educational institutions.The assessment tools are of great importance for teachers, because it is through them that teachers will monitor and have knowledge about student learning. Thus, the present work aimed to identify the reasons for choosing instruments and criteria adopted in high school classes of public schools in the city of Vitória de Santo Antão. As specific objectives we aim to identify which evaluation tools biology teachers usually use; understand what teachers mean by assessment; and which assessment tools are most used by teachers. Our results point to a good understanding of assessment, instruments and criteria, but still somewhat dissociated from the effective practices adopted by teachers.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Rafaela da Mata.pdf683,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons