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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36626
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Título: | Confecção e validação de modelos didáticos aplicados ao ensino dos tipos de cromossomos e da divisão celular para alunos com deficiência visual |
Autor(es): | SANTANA, Crislayne Emilly da Silva |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva; Materiais Didáticos; Biologia – Estudo e Ensino; Deficientes Visuais |
Data do documento: | 17-Dez-2019 |
Citação: | SANTANA, C. E. S. |
Abstract: | A deficiência visual é definida como uma limitação no campo da visão, que inclui desde a baixa visão até a cegueira. No campo da biologia muitas disciplinas são consideradas complexas e de difícil assimilação pelos estudantes, de modo especial a Genética. Por abordar assuntos complexos e estudar estruturas microscópicas e submicroscópicas, a falta de modelos didáticos como apoio para esta disciplina a torna complexa aos estudantes. De modo especial, a falta de modelos didáticos para a disciplina de genética atinge os alunos com deficiência visual, uma vez que a maioria dos modelos preexistentes necessita de adaptações de acordo com as necessidades dos alunos. Apesar de existirem leis e normas, para que alunos com deficiência tenham uma educação de qualidade, este acesso ainda é pouco significativo. A fim de superar as dificuldades de aprendizagem para alunos com deficiência visual na área de genética, o presente trabalho teve como objetivo criar dois modelos didáticos, um para os tipos de cromossomos e outro para mitose e meiose. O precursor metodológico foi uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. O modelo confeccionado foi produzido com materiais de fácil acesso e baixo custo, como: isopor, massa de biscuit, tintas de tecido, cola branca e meia-miçangas. A validação dos modelos didáticos foi realizada na Escola Estadual Professor Amélia Coelho, no município de Vitória de Santo Antão em Pernambuco. A validação do modelo ocorreu em três momentos com duas alunas, uma com cegueira e outra com baixa visão, ambas cursando o terceiro ano do ensino médio, e foi dividida em três momentos. No primeiro momento foi entregue um questionário pré-teste sobre os assuntos do modelo, no segundo momento foi ministrada uma aula. À medida que os termos-chaves usados nos modelos foram sendo abordados as alunas foram manuseando os modelos didáticos, melhorando a compreensão dos assuntos estudados. No último momento foi entregue o questionário pós-teste com a finalidade de verificar se a compreensão das estudantes sobre os assuntos abordados melhorou, após a utilização dos modelos. Diante dos resultados obtidos, nos questionários pré e pós teste, conclui-se que a utilização dos modelos didáticos confeccionados foi eficiente para o processo de ensino-aprendizagem das alunas com deficiência visual. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36626 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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