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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36626

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Ana Cristina Lauer-
dc.contributor.authorSANTANA, Crislayne Emilly da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-19T19:17:03Z-
dc.date.available2020-02-19T19:17:03Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationSANTANA, C. E. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36626-
dc.description.abstractA deficiência visual é definida como uma limitação no campo da visão, que inclui desde a baixa visão até a cegueira. No campo da biologia muitas disciplinas são consideradas complexas e de difícil assimilação pelos estudantes, de modo especial a Genética. Por abordar assuntos complexos e estudar estruturas microscópicas e submicroscópicas, a falta de modelos didáticos como apoio para esta disciplina a torna complexa aos estudantes. De modo especial, a falta de modelos didáticos para a disciplina de genética atinge os alunos com deficiência visual, uma vez que a maioria dos modelos preexistentes necessita de adaptações de acordo com as necessidades dos alunos. Apesar de existirem leis e normas, para que alunos com deficiência tenham uma educação de qualidade, este acesso ainda é pouco significativo. A fim de superar as dificuldades de aprendizagem para alunos com deficiência visual na área de genética, o presente trabalho teve como objetivo criar dois modelos didáticos, um para os tipos de cromossomos e outro para mitose e meiose. O precursor metodológico foi uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. O modelo confeccionado foi produzido com materiais de fácil acesso e baixo custo, como: isopor, massa de biscuit, tintas de tecido, cola branca e meia-miçangas. A validação dos modelos didáticos foi realizada na Escola Estadual Professor Amélia Coelho, no município de Vitória de Santo Antão em Pernambuco. A validação do modelo ocorreu em três momentos com duas alunas, uma com cegueira e outra com baixa visão, ambas cursando o terceiro ano do ensino médio, e foi dividida em três momentos. No primeiro momento foi entregue um questionário pré-teste sobre os assuntos do modelo, no segundo momento foi ministrada uma aula. À medida que os termos-chaves usados nos modelos foram sendo abordados as alunas foram manuseando os modelos didáticos, melhorando a compreensão dos assuntos estudados. No último momento foi entregue o questionário pós-teste com a finalidade de verificar se a compreensão das estudantes sobre os assuntos abordados melhorou, após a utilização dos modelos. Diante dos resultados obtidos, nos questionários pré e pós teste, conclui-se que a utilização dos modelos didáticos confeccionados foi eficiente para o processo de ensino-aprendizagem das alunas com deficiência visual.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectMateriais Didáticospt_BR
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectDeficientes Visuaispt_BR
dc.titleConfecção e validação de modelos didáticos aplicados ao ensino dos tipos de cromossomos e da divisão celular para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707912A6pt_BR
dc.description.abstractxThe visual impairment is defined as a limitation in the field of vision, ranging from low vision to blindness. In the field of biology, many subjects are considered complex and difficult for students to assimilate, especially genetics. By addressing complex subjects and studying microscopic and submicroscopic structures, the lack of didactic models to support this discipline makes it complex for students. In particular, the lack of didactic models for the discipline of genetics affects visually impaired students, as most pre-existing models need to be adapted to the needs of students. Although laws and regulations exist for students with disabilities to have quality education, this access is still of little significance. In order to overcome learning difficulties for students with visual impairment in genetics, the present work aimed to create two didactic models, one for chromosome types and one for mitosis and meiosis. The methodological precursor was a qualitative descriptive approach. The model was made with easy access and low cost materials, such as: Styrofoam, biscuit paste, fabric inks, white glue and half beads. The validation of the didactic models was carried out at Professor Amélia Coelho State School, in Vitória de Santo Antão, Pernambuco. The model was validated in three moments with two students, one with blindness and one with low vision, both attending the third year of high school, and was divided into three moments. In the first moment a pre-test questionnaire was delivered on the subjects of the model, in the second moment a class was given. As the key terms used in the models were approached the students were handling the didactic models, improving the comprehension of the studied subjects. At the last moment, the post-test questionnaire was delivered to verify if the students' understanding about the subjects approached improved after the use of the models. Given the results obtained in the pre and post test questionnaires, it can be concluded that the use of the didactic models made was efficient for the teaching-learning process of the visually impaired students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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