Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36623
Share on
Title: | Produção de Histórias em Quadrinhos como proposta educativa complementar no ensino de Botânica |
Authors: | SILVA, Liliane Josefa da |
Keywords: | Botânica- Estudo e Ensino; Tecnologia Educacional; Histórias em Quadrinhos |
Issue Date: | 9-Dec-2019 |
Citation: | SILVA, L. J. |
Abstract: | A botânica muitas vezes é vista pela maioria dos alunos como irrelevante e desmotivadora, por se apresentar com aulas de forma completamente teóricas, palavras e definições que precisam ser estritamente decoradas, levando o aluno ao não interesse sobre a aula e o conteúdo nela ministrado. A ausência de recursos diversificados, faz com que o conteúdo não se torne atrativo, com isso acreditasse que a utilização de diversos recursos metodológicos e tecnológicos contribui para uma dinamização da vivência em sala de aula possibilitando uma melhor compreensão por parte dos alunos, despertando nos mesmos a curiosidade e concomitantemente o desenvolvimento de habilidades cognitivas fazendo com que os alunos demonstrem um maior interesse, os tornando mais proativos quando referentes aos estudos sobre conteúdos botânicos. Com o intuito de auxiliar o ensino-aprendizagem de botânica foi proposto o desenvolvimento de histórias em quadrinhos sua produção se deu através da plataforma Scratch. Visto que o gibi e a tecnologia é algo presente no dia-a-dia dos jovens, a criação do mesmo, contextualiza a descrição das angiospermas, apresentando suas características descritivas e classificatórias e a explanação descritivas das partes constituintes da planta partindo da raiz, passando por caule, folhas, flor e fruto possuiu grande potencialidade para se trabalhar o conteúdo botânico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36623 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA , Liliane Josefa da.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License