Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36623
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NADIA, Tarcila Correia de Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Liliane Josefa da | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T18:25:55Z | - |
dc.date.available | 2020-02-19T18:25:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, L. J. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36623 | - |
dc.description.abstract | A botânica muitas vezes é vista pela maioria dos alunos como irrelevante e desmotivadora, por se apresentar com aulas de forma completamente teóricas, palavras e definições que precisam ser estritamente decoradas, levando o aluno ao não interesse sobre a aula e o conteúdo nela ministrado. A ausência de recursos diversificados, faz com que o conteúdo não se torne atrativo, com isso acreditasse que a utilização de diversos recursos metodológicos e tecnológicos contribui para uma dinamização da vivência em sala de aula possibilitando uma melhor compreensão por parte dos alunos, despertando nos mesmos a curiosidade e concomitantemente o desenvolvimento de habilidades cognitivas fazendo com que os alunos demonstrem um maior interesse, os tornando mais proativos quando referentes aos estudos sobre conteúdos botânicos. Com o intuito de auxiliar o ensino-aprendizagem de botânica foi proposto o desenvolvimento de histórias em quadrinhos sua produção se deu através da plataforma Scratch. Visto que o gibi e a tecnologia é algo presente no dia-a-dia dos jovens, a criação do mesmo, contextualiza a descrição das angiospermas, apresentando suas características descritivas e classificatórias e a explanação descritivas das partes constituintes da planta partindo da raiz, passando por caule, folhas, flor e fruto possuiu grande potencialidade para se trabalhar o conteúdo botânico. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Botânica- Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
dc.title | Produção de Histórias em Quadrinhos como proposta educativa complementar no ensino de Botânica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOUZA, Gerlayne Teixeira de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704912U0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Botany is often seen by most students as irrelevant and demotivating because it presents itself with completely theoretical classes, words and definitions that need to be strictly memorized, leading the student not to care about the class and its content. The lack of diversified resources makes the content not attractive, so it was believed that the use of various methodological and technological resources contributes to a dynamic classroom experience allowing a better understanding by students, awakening in them curiosity and concomitantly the development of cognitive skills making students show a greater interest, making them more proactive when referring to studies on botanical content. In order to help the teaching and learning of botany, the development of comics was proposed and its production took place through the Scratch platform. Since the comic and technology is something present in the daily lives of young people, its creation contextualizes the description of angiosperms, presenting their descriptive and classificatory characteristics and the descriptive explanation of the constituent parts of the plant starting from the root, passing by stem, leaves, flower and fruit had great potential to work the botanical content. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2148813996395172 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA , Liliane Josefa da.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons