Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36620

Share on

Title: Desenvolvimento de jogos educativos para o ensino de Ciência no âmbito da micologia
Authors: LIMA, Geane de França
Keywords: Ciência - Estudo e Ensino; Jogos Didáticos; Tecnologia Educacional
Issue Date: 10-Dec-2019
Citation: LIMA, G. F.
Abstract: A falta de motivação é uma das causas para o desinteresse dos alunos em sala de aula, juntamente com a grande dificuldade dos professores em repassar os conteúdos de forma expositiva e dinâmica, no qual os alunos possam ter uma interação com o conteúdo ali estudado. A forma de apresentação dos conteúdos fria e sem contextualização, bem como a imposição de regras rígidas nas atividades, corroboram com esse cenário. Entretanto, estudantes são diferentes e cada um desenvolve sua habilidade de aprendizagem. O uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem não é novidade, pois permitir aprender brincando. O foco do jogo didático é trazer o conteúdo o mais próximo possível da realidade do mesmo, facilitando o entendimento. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de dois jogos didáticos (jogo de tabuleiro e jogo da memória personalizado), com o intuito de desmistificar os conceitos sobre os fungos, e principalmente tornar o tema reino Fungi dinâmico e atrativo, possibilitando a interação entre aluno-professor e aluno-aluno. O jogo de tabuleiro intitulado Fungimax apresentou nas suas regras conteúdos sobre os benefícios dos fungos e pode ser jogado por 3 ou mais pessoas, utilizando uma trilha pré marcada, dados e tampas coloridas de garrafa. Já o jogo da memória é estilizado e não vem só com o intuito de memorizar imagens sobre fungos, mas também associar as imagens aos conteúdos do tema fungos como seres vivos, englobando as características morfológicas, benefícios ou curiosidades. Desta forma, o jogo de memória chamado Memorifungi, além de trabalhar o cognitivo também gera diversão e usa o raciocínio rápido. Como resultado foi possível elaborar com materiais reciclados entre outros, jgos como ferramentas complememntares no ensino do tema fungos, torna o conteúdo mais atraente e divertido, e ao mesmo tempo enriquece a aprendizagem dos alunos. Com isso o jogo se torna muito importante para o ensino de ciências e principalmente no ensino de fungos, onde pode ser trabalhado de forma simples e voltado para a realidade da escola e do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36620
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIMA, Geane de França.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons