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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36620
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Idjane Santana de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Geane de França | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T17:55:10Z | - |
dc.date.available | 2020-02-19T17:55:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, G. F. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36620 | - |
dc.description.abstract | A falta de motivação é uma das causas para o desinteresse dos alunos em sala de aula, juntamente com a grande dificuldade dos professores em repassar os conteúdos de forma expositiva e dinâmica, no qual os alunos possam ter uma interação com o conteúdo ali estudado. A forma de apresentação dos conteúdos fria e sem contextualização, bem como a imposição de regras rígidas nas atividades, corroboram com esse cenário. Entretanto, estudantes são diferentes e cada um desenvolve sua habilidade de aprendizagem. O uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem não é novidade, pois permitir aprender brincando. O foco do jogo didático é trazer o conteúdo o mais próximo possível da realidade do mesmo, facilitando o entendimento. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de dois jogos didáticos (jogo de tabuleiro e jogo da memória personalizado), com o intuito de desmistificar os conceitos sobre os fungos, e principalmente tornar o tema reino Fungi dinâmico e atrativo, possibilitando a interação entre aluno-professor e aluno-aluno. O jogo de tabuleiro intitulado Fungimax apresentou nas suas regras conteúdos sobre os benefícios dos fungos e pode ser jogado por 3 ou mais pessoas, utilizando uma trilha pré marcada, dados e tampas coloridas de garrafa. Já o jogo da memória é estilizado e não vem só com o intuito de memorizar imagens sobre fungos, mas também associar as imagens aos conteúdos do tema fungos como seres vivos, englobando as características morfológicas, benefícios ou curiosidades. Desta forma, o jogo de memória chamado Memorifungi, além de trabalhar o cognitivo também gera diversão e usa o raciocínio rápido. Como resultado foi possível elaborar com materiais reciclados entre outros, jgos como ferramentas complememntares no ensino do tema fungos, torna o conteúdo mais atraente e divertido, e ao mesmo tempo enriquece a aprendizagem dos alunos. Com isso o jogo se torna muito importante para o ensino de ciências e principalmente no ensino de fungos, onde pode ser trabalhado de forma simples e voltado para a realidade da escola e do aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência - Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de jogos educativos para o ensino de Ciência no âmbito da micologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796661H6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Lack of motivation is one of the causes for students' lack of interest in the classroom, along with the great difficulty of teachers in passing on content in an expository and dynamic way, in which students can interact with the content studied there. The presentation of cold and non-contextual content, as well as the imposition of strict rules on activities, corroborate this scenario. However, students are different and each develops their learning ability. The use of didactic games in the learning process is not new, because it allows learning by playing. The focus of the didactic game is to bring the content as close as possible to its reality, facilitating the understanding. Thus, this study aims to develop two didactic games (board game and custom memory game), in order to demystify the concepts about fungi, and especially make the theme Fungi kingdom dynamic and attractive, enabling the student-teacher and student-student interaction. The board game called Fungimax has in its rules content about the benefits of the fungus and can be played by 3 or more people using a pre-marked trail, dice and colored bottle caps. Already the memory game is stylized and not only with the intention of memorizing images about fungi, but also associate the images to the contents of the theme fungi as living beings, encompassing the morphological characteristics, benefits or curiosities. In this way, the memory game called Memorifungi, besides working the cognitive also generates fun and uses quick thinking. As a result it was possible to elaborate with recycled materials among others, as complementary tools in the teaching of the fungus theme, makes the content more attractive and fun, and at the same time enriches the learning of the students. With this the game becomes very important for science education and especially in the teaching of fungi, where it can be worked simply and focused on the reality of the school and the student. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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