Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36618

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Simone Rabelo da-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Mércia Vital da-
dc.date.accessioned2020-02-19T17:43:01Z-
dc.date.available2020-02-19T17:43:01Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, M. M. V.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36618-
dc.description.abstractNa atualidade o crescimento populacional desordenado e o consumo irracional desenfreado vêm contribuindo para a escassez dos recursos naturais. Apesar de a água parecer ser um recurso natural infinito, a realidade nos mostra o contrário, pois à medida que o crescimento populacional desordenado e desenfreado avançam, menos se respeita o ciclo natural da água. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo trabalhar com os estudantes do 2º ano do ensino médio a questão da água. As intervenções do projeto foram: aula expositiva-dialogada, trabalhos em grupo (pesquisa e apresentações), implantação de sistemas de captação e armazenamento de água. Por meio de questionários, foram coletados dados prévios e posteriores às intervenções, para avaliação na mudança de percepção dos estudantes. Os alunos se envolveram com o trabalho, e apresentaram algumas propostas para captação da água, como a captação da água do telhado, dos aparelhos de ar-condicionado e dos bebedouros. Essas propostas foram implantadas, juntamente com um sistema de captação, tratamento e distribuição de águas cinzas, que foram utilizadas para irrigação da horta em implantação. Observou-se que os estudantes apresentam um bom nível de informação e são bastante críticos sobre os problemas relacionados à água, mas houve um aumento no senso crítico em relação às questões da água. Eles também se mostraram interessados em replicar algumas das propostas trabalhadas em seu contexto domiciliar.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectÁgua – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleÁgua em questão: trabalhando os conceitos básicos e eficiência do uso da água numa prática colaborativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723421E1pt_BR
dc.description.abstractxToday, disordered population growth and unbridled irrational consumption have contributed to the scarcity of natural resources. Although water seems to be an infinite natural resource, reality shows us the opposite, for as unruly and unbridled population growth advances, the natural water cycle is less respected. Given the above, the present work aimed to work with the students of the 2nd year of high school the issue of water. The project's interventions were: lecture-dialogued, group work (research and presentations), implementation of water collection and storage systems. Through questionnaires, data were collected before and after the interventions, to evaluate the change in perception of students. Students got involved with the work, and presented some proposals for water abstraction, such as roof water, air conditioners and drinking fountains. These proposals were implemented, together with a system for capturing, treating and distributing gray water, which was used for irrigation of the vegetable garden under implementation. Students have been found to have a good level of information and are quite critical about water-related problems, but there has been an increase in criticality regarding water issues. They were also interested in replicating some of the proposals worked in their home context.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Maria Mércia Vital da.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons