Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36617

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Jardielle de Lemos-
dc.date.accessioned2020-02-19T17:38:09Z-
dc.date.available2020-02-19T17:38:09Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, J. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36617-
dc.description.abstractO respectivo trabalho analisou como atua o professor de biologia junto ao intérprete, em escolas públicas, onde podemos encontrar estudantes surdos. Foi observada a participação do intérprete junto ao professor nos planejamentos das aulas. Essa parceria está ligada diretamente à aprendizagem e desenvolvimento do estudante surdo, pois os conteúdos de biologia requerem uma atenção especial, por se tratar de conteúdo com uma vasta quantidade de informações e nomenclaturas que não fazem parte do nosso cotidiano. Com base nesse contexto o nosso objetivo foi analisar a qualidade das aulas de biologia quando o professor prepara suas aulas juntamente ao intérprete. Observando a interação entre professor e intérprete e a qualidade do conteúdo que chegará ao surdo. A pesquisa foi realizada em uma escola de Pombos - PE, que contempla em seu corpo discente estudantes surdos. A pesquisa demostrou que quando existe um contato entre professor de biologia e intérprete as lacunas que existem em relação aos conteúdos trabalhados e os sinais passam a serem amenizadas, permitindo então que o estudante surdo tenha um melhor aproveitamento das aulas.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências Biológicas - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAulas - Surdospt_BR
dc.titleAula de Ciências biológicas com interação entre tradutor intérprete de Libraspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Rafaela Alcântara Barros de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThe respective work analyzed how the biology teacher works with the interpreter, in public schools, where we can find deaf students. The interpreter's participation with the teacher was observed in the planning of the classes, as this partnership is directly linked to the learning and development of the deaf student, because the biology content requires special attention, because it is content with a vast amount of information and nomenclatures that are not part of our daily lives. Based on this context our goal was to analyze the quality of biology classes when the teacher prepares his classes with the interpreter. Observing the interaction between teacher and interpreter and the quality of content that will reach the deaf. The research was conducted with a school of Pombos - PE, which includes deaf students in its facilities. The research showed that when there is a contact between biology teacher and interpret the gaps that exist in relation to the contents worked and the signs do not exist, allowing the deaf student to have better use of classes.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1961037425939829pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jardielle de Lemos.pdf930,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons