Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36612

Share on

Title: Avaliação das necessidades de treinamento e desenvolvimento de competências: estudo na AMICRO do Brejo da Madre de Deus.
Authors: FARIAS, Maria Laís Carvalho de
Keywords: Pequenas e médias empresas - Brejo da Madre de Deus (PE); Pessoal - Treinamento; Competências essenciais
Issue Date: 25-Jan-2016
Citation: FARIAS, Maria Laís Carvalho de. Avaliação das necessidades de treinamento e desenvolvimento de competências: estudo na AMICRO do Brejo da Madre de Deus. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: As empresas buscam por meio de treinamento desenvolver competências nas pessoas para que desempenhe suas tarefas de maneira satisfatória, que agregue valor econômico para a empresa e valor social para o indivíduo e que os objetivos da empresa sejam alcançados. Este trabalho busca identificar a percepção dos empresários associados à AMICRO, de Brejo da Madre de Deus,em relação às competências necessárias ao desenho de programas de treinamento mais eficazes por meio da avaliação das necessidades de treinamento. A pesquisa quantitativa, descritiva e de campo; foi realizada por meio de um questionário com 20 itens de competências, desenvolvida pelo SEBRAE e aplicada para 22 empresários associados que correspondem 81% da população. As competências foram avaliadas através de duas colunas, uma referente à importância e a outra referente ao domínio que os empresários têm atualmente para cada competência. Os resultados mostram que a competência mais importante considerada pelos empresários é técnica e está atribuída à tarefa essencial, atendimento ao cliente. E que a necessidade de treinamento considerada emergente é estratégica e na área de analise e planejamento financeiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36612
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FARIAS, Maria Laís Carvalho de.pdf376,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons