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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36581
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Título: | O ensino de administração e a distância das práticas organizacionais: um olhar a partir da posição docente. |
Autor(es): | ANDRADE, Wolney Franklyn Braz de |
Palavras-chave: | Administração - Estudo e ensino; Administradores de empresa - Formação; Prática de ensino; Professores universitários |
Data do documento: | 13-Jul-2016 |
Citação: | ANDRADE, Wolney Franklyn Braz de. O ensino de administração e a distância das práticas organizacionais: um olhar a partir da posição docente. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | Entender a relação entre teoria e prática na formação do administrador é desafiador, visto que os problemas são enxergados mas não são tomados como prioridade para uma eventual aproximação entre a escola e as organizações. Nada melhor do que a posição do docente, onde se tem uma visão ampla da problemática para investigar as dificuldades que barram essa aproximação entre o que se ensina e a realidade das organizações. Todos esses fatores nortearam o objetivo desta pesquisa, que buscou entender a relação entre teoria e prática na formação do administrador a partir da posição docente. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem mista, via formulários enviados eletronicamente utilizando a plataforma Google Drive® e contou com a participação de 7 docentes do curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste (UFPE – CAA).Utilizou-se como técnica de análise a pesquisa qualitativa básica na tentativa de captar estruturas emergentes dos dados com a sensibilidade advinda do referencial teórico, que contou com as discussões sobre as competências do administrador com foco na decisão e o papel da experiência na formação profissional. As respostas indicam que os docentes participantes se mostram alinhados à posição de pesquisas anteriores, ou seja, reconhecendo o problema que envolve o distanciamento entre a universidade e as organizações. Além disso, temáticas como o vínculo DE, o processo de avaliação do docente que considera sua produção enquanto pesquisador e a baixa percepção de estímulo para promover aproximações entre a academia e o mundo das organizações contribuem para manter o status que, no limite, contribuem na percepção do docente para o crescente afastamento. É possível verificar que os docentes possuem proposições para combater a problemática tratada nesta pesquisa, tais como empresas júnior, laboratórios dentre outras, porém, são ajustes incrementais que não tratam do problema em seu core. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36581 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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