Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36581

Compartilhe esta página

Título: O ensino de administração e a distância das práticas organizacionais: um olhar a partir da posição docente.
Autor(es): ANDRADE, Wolney Franklyn Braz de
Palavras-chave: Administração - Estudo e ensino; Administradores de empresa - Formação; Prática de ensino; Professores universitários
Data do documento: 13-Jul-2016
Citação: ANDRADE, Wolney Franklyn Braz de. O ensino de administração e a distância das práticas organizacionais: um olhar a partir da posição docente. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Entender a relação entre teoria e prática na formação do administrador é desafiador, visto que os problemas são enxergados mas não são tomados como prioridade para uma eventual aproximação entre a escola e as organizações. Nada melhor do que a posição do docente, onde se tem uma visão ampla da problemática para investigar as dificuldades que barram essa aproximação entre o que se ensina e a realidade das organizações. Todos esses fatores nortearam o objetivo desta pesquisa, que buscou entender a relação entre teoria e prática na formação do administrador a partir da posição docente. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem mista, via formulários enviados eletronicamente utilizando a plataforma Google Drive® e contou com a participação de 7 docentes do curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste (UFPE – CAA).Utilizou-se como técnica de análise a pesquisa qualitativa básica na tentativa de captar estruturas emergentes dos dados com a sensibilidade advinda do referencial teórico, que contou com as discussões sobre as competências do administrador com foco na decisão e o papel da experiência na formação profissional. As respostas indicam que os docentes participantes se mostram alinhados à posição de pesquisas anteriores, ou seja, reconhecendo o problema que envolve o distanciamento entre a universidade e as organizações. Além disso, temáticas como o vínculo DE, o processo de avaliação do docente que considera sua produção enquanto pesquisador e a baixa percepção de estímulo para promover aproximações entre a academia e o mundo das organizações contribuem para manter o status que, no limite, contribuem na percepção do docente para o crescente afastamento. É possível verificar que os docentes possuem proposições para combater a problemática tratada nesta pesquisa, tais como empresas júnior, laboratórios dentre outras, porém, são ajustes incrementais que não tratam do problema em seu core.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36581
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE, Wolney Franklyn Braz de.pdf520,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons