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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36581

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, José Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorANDRADE, Wolney Franklyn Braz de-
dc.date.accessioned2020-02-17T17:57:27Z-
dc.date.available2020-02-17T17:57:27Z-
dc.date.issued2016-07-13-
dc.date.submitted2020-02-17-
dc.identifier.citationANDRADE, Wolney Franklyn Braz de. O ensino de administração e a distância das práticas organizacionais: um olhar a partir da posição docente. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36581-
dc.description.abstractEntender a relação entre teoria e prática na formação do administrador é desafiador, visto que os problemas são enxergados mas não são tomados como prioridade para uma eventual aproximação entre a escola e as organizações. Nada melhor do que a posição do docente, onde se tem uma visão ampla da problemática para investigar as dificuldades que barram essa aproximação entre o que se ensina e a realidade das organizações. Todos esses fatores nortearam o objetivo desta pesquisa, que buscou entender a relação entre teoria e prática na formação do administrador a partir da posição docente. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem mista, via formulários enviados eletronicamente utilizando a plataforma Google Drive® e contou com a participação de 7 docentes do curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste (UFPE – CAA).Utilizou-se como técnica de análise a pesquisa qualitativa básica na tentativa de captar estruturas emergentes dos dados com a sensibilidade advinda do referencial teórico, que contou com as discussões sobre as competências do administrador com foco na decisão e o papel da experiência na formação profissional. As respostas indicam que os docentes participantes se mostram alinhados à posição de pesquisas anteriores, ou seja, reconhecendo o problema que envolve o distanciamento entre a universidade e as organizações. Além disso, temáticas como o vínculo DE, o processo de avaliação do docente que considera sua produção enquanto pesquisador e a baixa percepção de estímulo para promover aproximações entre a academia e o mundo das organizações contribuem para manter o status que, no limite, contribuem na percepção do docente para o crescente afastamento. É possível verificar que os docentes possuem proposições para combater a problemática tratada nesta pesquisa, tais como empresas júnior, laboratórios dentre outras, porém, são ajustes incrementais que não tratam do problema em seu core.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAdministradores de empresa - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.titleO ensino de administração e a distância das práticas organizacionais: um olhar a partir da posição docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230972T8pt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding the relationship between theory and practice in management training is challenging, since the problems are seen but are not taken as a priority for a possible rapprochement between the school and organizations. Nothing better than the position of teaching, where you have a wide view of the problem to investigate the difficulties that bar this approximation between what is taught and the reality of organizations. All these factors have guided the objective of this research, which aims to understand the relationship between theory and practice in management training from the teaching position. The research was conducted in a qualitative way, via forms submitted electronically using the Google Drive® platform and with the participation of 7 business school faculty the Federal University of Pernambuco, Campus Agreste (UFPE - CAA). It was used as analysis technique the basic qualitative research in an attempt to capture emerging structures of data with the arising sensitivity of the theoretical framework, which included discussions on the administrator's skills with a focus on decision and the role of experience in vocational training. The responses indicate that the participating teachers to show the aligned position of previous research, that is, recognizing the problem involving the gap between universities and organizations. In addition, issues such as the link DE, the teacher evaluation process that considers its production as a researcher and a low perception of stimulus to promote links between the academy and the world of organizations contribute to maintain the status that, ultimately, contribute to the perception of the teaching to the increasing estrangement. You can check that teachers have proposals to combat the problem addressed in this research, such as junior companies, laboratories and others, however, they are incremental adjustments that do not address the problem at its core.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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