Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36562

Share on

Title: Sistema de gestão ambiental: um estudo de caso na unidade do Banco do Brasil S. A. de Gravatá-PE.
Authors: LIMA, Vanessa Catiane de
Keywords: Banco do Brasil - Gravatá (PE); Gestão ambiental; Desenvolvimento sustentável; Responsabilidade social da empresa
Issue Date: 14-Jan-2016
Citation: LIMA, Vanessa Catiane de. Sistema de gestão ambiental: um estudo de caso na unidade do Banco do Brasil S. A. de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A crise ambiental tem sido tema de discussão relevante no cenário mundial, o que fez emergir a proposta de desenvolvimento sustentável, cujo principal objetivo é encontrar harmonia na relação entre o homem e o meio ambiente. Atualmente, a temática da Gestão Ambiental que engloba a responsabilidade ambiental e os Sistemas de Gestão Ambiental – SGA está inserida no contexto de organizações que buscam posição competitiva e adesão às práticas de gestão ambiental. Desse modo, por meio do desenvolvimento e da implantação de SGA, as empresas conseguem orientar suas atividades administrativas e operacionais para alcançar objetivos definidos quanto ao aspecto ambiental. O setor financeiro tem sido incentivado a incluir a temática ambiental em seu planejamento estratégico diante do despertar da consciência ecológica dos consumidores, da pressão de grupos ativistas, da busca por eficiência operacional e do recrudescimento das legislações ambientais. Baseado nisso, o presente estudo tem por objetivo avaliar como as ações do Sistema de Gestão Ambiental do Banco do Brasil são realizadas na agência de Gravatá/PE. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados desenvolveu-se a partir de entrevista semiestruturada elaborada com base nas premissas do SGA no Banco do Brasil e para complementação das informações foram coletados dados secundários internos. Para a análise dos dados utilizou-se a análise documental associada à análise de conteúdo. Fundamentado nesse pressuposto, verificou-se que a agência do Banco do Brasil analisada envolve seus funcionários nas estratégias sustentáveis que materializam o SGA da instituição. Os dados analisados identificaram a importância atribuída à sustentabilidade através da conformidade das práticas adotadas com as premissas do referido SGA, porém ainda faltando a implantação do Programa Coleta Seletiva. Além disso, é possível afirmar que as ações voltadas para a prática do SGA contribuem positivamente para o desempenho ambiental da empresa como um todo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36562
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIMA, Vanessa Catiane de.pdf942,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons