Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36530

Comparte esta pagina

Título : Geração tombamento e sua influência no consumo moderno.
Autor : MOREIRA, Vanessa Suellen Arcoverde
Palabras clave : Consumo (Economia) - Brasil; Negros - Identidade racial; Racismo- Brasil; Comportamento humano; Estilo de vida - Brasil; Campanhas publicitárias - Brasil
Fecha de publicación : 7-jun-2018
Citación : MOREIRA, Vanessa Suellen Arcoverde. Geração tombamento e sua influência no consumo moderno. Caruaru: O Autor, 2018.
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo discutir o fenômeno nomeado como geração tombamento e sua influência no consumo, no Brasil, partindo do pressuposto de que a moda, um dos pilares da cultura do consumo, não é algo supérfluo: moda é comportamento e estilo de vida. Nessa perspectiva, em consonância com Campbell, entendemos que consumimos para mostrar quem somos. Este estudo investigou a relação do consumo com a identidade, bem como o consumo simbólico, tendo como objeto de investigação o consumo afro e a chamada geração tombamento. Para tanto, utilizou a metodologia qualitativa e a técnica de análise de discurso, a partir de Pechêux e Orlandi. Foram analisadas cinco peças publicitárias de marcas atuantes no setor de cosméticos para cabelos, no Brasil, cujas mensagens apontam para disposições psicológicas e socioculturais, que ganharam força no país nos últimos anos. A fim de melhor compreender o percurso histórico dos negros, na sociedade brasileira, desde o período colonial até a ascensão da chamada nova classe trabalhadora, no século XXI, foram estabelecidos diálogos teóricos com Munanga, Gomes, Campestrini, Moura e Souza, dentre outros autores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36530
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOREIRA, Vanessa Suellen Arcoverde.pdf2,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons