Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36530

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorMOREIRA, Vanessa Suellen Arcoverde-
dc.date.accessioned2020-02-13T15:15:35Z-
dc.date.available2020-02-13T15:15:35Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.date.submitted2020-02-13-
dc.identifier.citationMOREIRA, Vanessa Suellen Arcoverde. Geração tombamento e sua influência no consumo moderno. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36530-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo discutir o fenômeno nomeado como geração tombamento e sua influência no consumo, no Brasil, partindo do pressuposto de que a moda, um dos pilares da cultura do consumo, não é algo supérfluo: moda é comportamento e estilo de vida. Nessa perspectiva, em consonância com Campbell, entendemos que consumimos para mostrar quem somos. Este estudo investigou a relação do consumo com a identidade, bem como o consumo simbólico, tendo como objeto de investigação o consumo afro e a chamada geração tombamento. Para tanto, utilizou a metodologia qualitativa e a técnica de análise de discurso, a partir de Pechêux e Orlandi. Foram analisadas cinco peças publicitárias de marcas atuantes no setor de cosméticos para cabelos, no Brasil, cujas mensagens apontam para disposições psicológicas e socioculturais, que ganharam força no país nos últimos anos. A fim de melhor compreender o percurso histórico dos negros, na sociedade brasileira, desde o período colonial até a ascensão da chamada nova classe trabalhadora, no século XXI, foram estabelecidos diálogos teóricos com Munanga, Gomes, Campestrini, Moura e Souza, dentre outros autores.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumo (Economia) - Brasilpt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectRacismo- Brasilpt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectEstilo de vida - Brasilpt_BR
dc.subjectCampanhas publicitárias - Brasilpt_BR
dc.titleGeração tombamento e sua influência no consumo moderno.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2423328Y8&tokenCaptchar=03AOLTBLT81kFPmD3f8BFhRiHwhrvmmitPBJOD1PbinxPnLlbOeFSSvXPtpMiNyQ2NnQ3yIp7WG9J9iRD58h19Ivir3YZ5uYoXj4_7QWuGVpkGyuXUk7SlckQBry2Did1ADpf_yRqLNI-gbkErCDN8isw-N4uAWeQqhfaFFqHvn73wk67A3XRsywtxPeEKrMnwODH16oB_jB8oxQBztPvXRq9_jsQrcySib3HX8PnS7mjmtg02gBq6HyZoZyXKmvZ4Zv3A0UtFrO-T5xgIxaalYh6PkcQN9wFGpJ5WyWctALhqvs-24E96a6ASiMWe5VQ8XvLcmbIGIp4ad8wNWYhgrryzsLUaTxYszJa_Z4wD3qSVJhJfwwi9UJkFcXJCbV81QrhqBR_4KmZCljrTJLLMgBnzgnu2BO7-nX-jVUSlW4NLAMGdAD4zEANL2A4AI6h74Ky7f2nVVI4spt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718705E3&tokenCaptchar=03AOLTBLTVTIX5i0Vqa57ViKkzNhB2rD064za8nryOUuAQXgndgQZ9qnOUQLwodeWHzhS3mqjo_Fj_ZZq8UCI9Px3gCU_jz9Vd8ElizVWY7udmBVSMae-8TZ5rwbRuHKDO-ZCrRk642GHg4CQL8ZhDPPnGl0hYOpewEQpLr6d8ezbpXI9v84cels5lBfDEabcTL-TIbKngTDm6topvGWPRRBm7y0Q6OdTmMmEicu20MWuo0RAIMB2AGqXOeB698hqhrQrgqonV2gGtxH8hAYcSsnj8xoYhtD1Y2E6s2K7RF3falWy_cIUoFXWtp575PqvPGz2QCDyEs9n0QgKfaomsuzVdQDi6H3DrodVQp97SP9G9YD05GTCZNT_Jfop1BuKZv0Tmcs0XtuNwIenItM2cpLq1BHjnI6bpz56nfnZ4lzPrZYyHGMWdWfpZxG4plWkiEekdf4n6qNQaCP03nhTAk6pvIfFOgtFJ1wpt_BR
dc.description.abstractxThis research has as objective to discuss the phenomenon named as generation tipping and its influence on consumption, in Brazil, based on the assumption that fashion, one of the pillars of consumer culture, is not something superfluous: fashion is behavior and lifestyle. From this perspective, in line with Campbell, we understand that we consume to show who we are. This study investigated the relationship between consumption and identity, as well as symbolic consumption, with afro consumption and the so-called tipping generation. For that, he used the qualitative methodology and the discourse analysis technique, based on Pechêux and Orlandi. Five advertising pieces of brands in the hair cosmetics sector were analyzed in Brazil, whose messages point to psychological and sociocultural dispositions that have gained strength in the country in recent years. In order to better understand the historical background of blacks in Brazilian society, from the colonial period to the rise of the so-called new working class in the 21st century, theoretical dialogues were established with Munanga, Gomes, Campestrini, Moura and Souza, among others.pt_BR
dc.subject.cnpq::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOREIRA, Vanessa Suellen Arcoverde.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons