Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36432

Compartilhe esta página

Título: A percepção dos feirantes sobre as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da feira de artesanato de Caruaru.
Autor(es): BARBOSA, Alyson Monteiro
Palavras-chave: Artesanato - Caruaru (PE); Feiras; Feirantes; Percepção; Planejamento estratégico
Data do documento: 25-Jan-2016
Citação: BARBOSA, Alyson Monteiro. A percepção dos feirantes sobre as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da feira de artesanato de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A seguinte pesquisa tem o intuito de identificar a percepção dos comerciantes da Feira de Artesanato de Caruaru – Pernambuco (PE), a respeito dos pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades da Feira de Caruaru. Com o crescimento comercial das cidades, as feiras, que outrora eram uma das principais fontes econômicas das cidades estão perdendo sua importância, porém, como se pode observar na pesquisa desse trabalho, as cidades nasceram através das feiras e desenvolveram-se por meio destas. Muitas dessas feiras têm um valor cultural e histórico para a região, como a tão famosa feira de Caruaru e seu artesanato proveniente do barro, que pode ser visto na Feira de Artesanato. Caruaru é uma das 25 cidades que mais se desenvolvem no país, porém o setor da feira tem seu crescimento desordenado. O referencial teórico teve como finalidade explanar o histórico, economia e aspectos sociológicos da feira de Caruaru, tal qual sua importância para a cidade e região; mostrou o conceito de estratégia e suas ramificações, passando pelo planejamento e findando no assunto que serve como base desse trabalho: a análise SWOT.A pesquisa abordada foi quantitativa, descritiva e exploratória, foi concebido um formulário com base na escala de Likert, com 20 afirmações abordando os objetivos específicos. O total de 134 feirantes foram entrevistados para o trabalho em questão.Com a conclusão, verificou-se que na percepção dos feirantes, a crise econômica é uma grande ameaça ao comercio da Feira de Artesanato, bem como a falta de atrações e informações turísticas para o lugar. Constatou-se ainda que um ponto forte da feira é sua padronização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36432
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA, Alyson Monteiro.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons