Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36417

Compartilhe esta página

Título: A voz do vício: as atitudes quanto ao endosso de artistas na publicidade de cigarros em videoclipes.
Autor(es): ARRUDA, Kamila Freitas de
Palavras-chave: Fumantes de cigarro; Publicidade; Vídeos musicais; Youtube (Recurso eletrônico); Comportamento do consumidor
Data do documento: 6-Jul-2016
Citação: ARRUDA, Kamila Freitas de. A voz do vício: as atitudes quanto ao endosso de artistas na publicidade de cigarros em videoclipes. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O cigarro é considerado um problema público de abrangência global. Sua veiculação nas mídias sociais (TV, rádio, etc), na forma de merchandising ou como publicidade propriamente dita, é proibida em todo o mundo e a desobediência a isso, no Brasil, é considerado crime segundo as Leis do país. Entretanto, tal proibição vem sendo driblada pelas agências de marketing direcionadas às indústrias do tabaco e imagens com conteúdo tabagístico são veiculadas em todo o mundo através dos videoclipes musicais nos mais diversos tipos de mídia, como o YouTube. Essa exposição, quando apresentada a jovens fumantes e não fumantes, impacta sendo traduzida em vários tipos de atitudes, positivas e negativas. Esta pesquisa busca analisar as atitudes apresentadas por jovens frente à inserção de cigarros em videoclipes. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo-exploratório, que procura suas respostas a partir da relação direta e interativa com o pesquisado, a partir de entrevistas individuais, de modo a entender o fenômeno sob a perspectiva do entrevistado. Para isso foram apresentados dois clipes entre os mais visualizados da Billboard e a análise de dados foi feita a partir da técnica análise de conteúdo. Ao fim da pesquisa, nota-se que os jovens fumantes são mais liberais que (1) os não fumantes em relação a exibição do cigarro em videoclipes; (2) o marketing é bem sucedido ao passo que ver outras pessoas fumando influencia fumantes a continuar no hábito; (3) amigos, família e status influenciam tanto quanto ver outra pessoa fumar e; (4) o uso de endossantes nesse tipo de merchandising é bem sucedido aos olhos que quem admira os artistas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36417
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARRUDA, Kamila Freitas de.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons