Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36417

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorARRUDA, Kamila Freitas de-
dc.date.accessioned2020-02-06T18:57:39Z-
dc.date.available2020-02-06T18:57:39Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.date.submitted2020-02-06-
dc.identifier.citationARRUDA, Kamila Freitas de. A voz do vício: as atitudes quanto ao endosso de artistas na publicidade de cigarros em videoclipes. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36417-
dc.description.abstractO cigarro é considerado um problema público de abrangência global. Sua veiculação nas mídias sociais (TV, rádio, etc), na forma de merchandising ou como publicidade propriamente dita, é proibida em todo o mundo e a desobediência a isso, no Brasil, é considerado crime segundo as Leis do país. Entretanto, tal proibição vem sendo driblada pelas agências de marketing direcionadas às indústrias do tabaco e imagens com conteúdo tabagístico são veiculadas em todo o mundo através dos videoclipes musicais nos mais diversos tipos de mídia, como o YouTube. Essa exposição, quando apresentada a jovens fumantes e não fumantes, impacta sendo traduzida em vários tipos de atitudes, positivas e negativas. Esta pesquisa busca analisar as atitudes apresentadas por jovens frente à inserção de cigarros em videoclipes. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo-exploratório, que procura suas respostas a partir da relação direta e interativa com o pesquisado, a partir de entrevistas individuais, de modo a entender o fenômeno sob a perspectiva do entrevistado. Para isso foram apresentados dois clipes entre os mais visualizados da Billboard e a análise de dados foi feita a partir da técnica análise de conteúdo. Ao fim da pesquisa, nota-se que os jovens fumantes são mais liberais que (1) os não fumantes em relação a exibição do cigarro em videoclipes; (2) o marketing é bem sucedido ao passo que ver outras pessoas fumando influencia fumantes a continuar no hábito; (3) amigos, família e status influenciam tanto quanto ver outra pessoa fumar e; (4) o uso de endossantes nesse tipo de merchandising é bem sucedido aos olhos que quem admira os artistas.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFumantes de cigarropt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectVídeos musicaispt_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA voz do vício: as atitudes quanto ao endosso de artistas na publicidade de cigarros em videoclipes.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4447155E9pt_BR
dc.description.abstractxCigarette smoking is considered a public problem of global scope. His placement in social media (TV, radio, etc.), in the form of merchandising or as advertising itself is banned worldwide and disobedience to that, in Brazil, is considered a crime under the laws of the country. However, this ban has been outmaneuvered by marketing agencies directed to the tobacco industry, and images with content Smoking status are transmitted around the world through music videos in various types of media, such as YouTube. This exhibition when presented to young smokers and nonsmokers, impacts being translated into various types of attitudes, positive and negative. This research seeks to analyze the attitudes displayed by young people across the insertion of cigarettes in video clips. This is a descriptive and exploratory research, looking for your answers from the direct and interactive relationship with the researched from individual interviews in order to understand the phenomenon from the perspective of the respondent. For that were presented two clips among the most viewed Billboard and data analysis was made from the technical content analysis. At the end of the survey, you will notice that young smokers are more liberal than (1) non-smokers regarding the display of cigarettes in video clips; (2) marketing is successful while seeing other people smoking affects smokers continue the habit; (3) Friends, family status and influence as much as seeing someone else and smoking; (4) the use of endorsers in this type of merchandising is successful in the eyes of anyone who admires artists.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARRUDA, Kamila Freitas de.pdf1,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons