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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36359
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Título: | Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais : elementos para uma prática formativa inovadora |
Autor(es): | HERCULANO, Etiane Valentim da Silva |
Palavras-chave: | Professores - Formação; Coreografia – Prática de ensino; Tecnologias digitais; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 5-Abr-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | HERCULANO, Etiane Valentim da Silva. Coreografias didáticas da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais: elementos para uma prática formativa inovadora. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | A formação continuada de professores dos Anos Iniciais para o uso pedagógico das tecnologias digitais é o foco desta tese. Elas serão analisadas pela metáfora das coreografias didáticas, a qual se apoia nos estudos de Zabalza (2006) e compreende o processo de ensino e aprendizagem, a partir da analogia à atividade da dança. Assim, nosso objetivo geral foi analisar a coreografia didática da formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o uso pedagógico das tecnologias digitais de uma rede de ensino pública municipal, buscando a identificação de elementos para o desenvolvimento de uma prática formativa inovadora. Como base teórica para a discussão de nossos achados, as teorizações de Zabalza (2006) e Padilha (2016) – no âmbito das coreografias didáticas -, bem como os construtos de Imbernón (2010) e Silva (2016) – no que se refere à formação continuada de professores com tecnologias -, serviram como referências importantes na construção da tese. Nessa direção, e considerando uma abordagem qualitativa de pesquisa, com a opção no estudo de caso, realizamos a análise documental (referências legais e normativas) da formação continuada da rede investigada e a aplicação de questionários online (formulário do Google) com professores e formadores (denominados multiplicadores) desta rede. Além disso, realizamos entrevistas semi-estruturadas com professores e multiplicadores e analisamos as propostas de formação vivenciadas na rede durante os anos de 2016, 2017 e 2018 para o uso pedagógico das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No tratamento e análise dos dados, privilegiamos a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin com o apoio do Software Atlas TI (versão 8). Nesta análise foi estabelecida uma categorização a priori (com os componentes das coreografias didáticas) e a posteriori, a partir dos achados evidenciados, em articulação com os códigos organizados no referido software. Os dados analisados evidenciaram uma multiplicidade de aspectos, relacionados ao tempo e local de formação, participação dos sujeitos, interesse, socialização das aprendizagens, dentre outros, os quais podem ser agrupados em seis dimensões distintas: a dimensão contextual, a dimensão institucional-formal, a dimensão profissional, a dimensão técnica, a dimensão teórica-conceitual e a dimensão pragmática. Avançando no estudo, consideramos pertinente relacionar as dimensões evidenciadas nos dados da pesquisa com mais duas dimensões: a dimensão emocional e relacional e a dimensão avaliativa, as quais podem contribuir com o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e do engajamento dos docentes em seu processo formativo. Em articulação com as teorizações envolvendo as coreografias didáticas, é possível avançar também no reconhecimento da existência de especificidades nas coreografias didáticas do processo de formação continuada de professores, uma vez que o papel de coreógrafo é compartilhado por diferentes personagens, numa relação de reciprocidade entre formador-professor, a qual precisa estar presente em todos os componentes das coreografias. Nessa direção, identificamos os elementos significado, efetividade, motivação, protagonismo e engajamento como favorecedores da construção de práticas formativas continuadas inovadoras para professores dos anos iniciais para o uso pedagógico das tecnologias digitais. |
Descrição: | HERCULANO, Etiane Valentim da Silva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SILVA, Etiane Valentim da |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36359 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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