Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3627
Título: Poder, hierarquia e controle: o espaço da justiça em Pernambuco
Autor(es): Maria Sobral Griz, Cristiana
Palavras-chave: Configuração; Ambienete construído; Sintaxe espacial
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Sobral Griz, Cristiana; Manuel do Eirado Amorim, Luiz. Poder, hierarquia e controle: o espaço da justiça em Pernambuco. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O presente trabalho está inserido no campo dos estudos que analisa a relação entre arquitetura e sociedade e apresenta como objeto de estudo os fóruns construídos em Pernambuco. O ponto de partida está na crença de que estas duas entidades, a espacial e a social, apresentam uma relação de interdependência, onde as regras sociais da instituição influenciam a configuração espacial da edificação e essa, por sua vez, também influencia o comportamento e os eventos ordenados de acordo com as regras sociais. Partindo deste princípio, buscou-se verificar se as características da estrutura social da instituição resumidas nas palavras poder, hierarquia e controle - estão refletidas na estrutura espacial dos edifícios que a abrigam. Essa verificação foi feita tendo como base os conceitos e métodos descritos na Teoria da Lógica Social do Espaço. Os resultados sugerem que a função social da instituição não é verificada na edificação, vista como um todo, e sim, somente nos espaços de maior cerimônia a Vara e o Tribunal do júri - que guardam toda a formalidade requerida pela instituição e traduzida em espaços hierárquicos, controlados e que simbolizam o poder
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3627
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5512_1.pdf4,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.