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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3625
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Título: | Coletivo fotográfico contemporâneo e prática colaborativa na pós-fotografia |
Autor(es): | Queiroga, Eduardo |
Palavras-chave: | Fotografia; Fotojornalismo; Coletivo fotográfico contemporâneo; Autoria; Rede |
Data do documento: | 31-Jan-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Queiroga, Eduardo; Afonso da Silva Junior, José. Coletivo fotográfico contemporâneo e prática colaborativa na pós-fotografia. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. |
Abstract: | Esta dissertação trata do coletivo fotográfico contemporâneo , modelo que surge com maior intensidade nos anos 2000 e se difere de outras experiências que agruparam fotógrafos ao longo da história a exemplo de agências fotográficas e fotoclubes. Avança sobre o redimensionamento do lugar do sujeito na fotografia, colocando novos modelos de financiamento e processo de criação. Insere questões importantes na prática fotográfica e comunicacional, como as relacionadas ao lugar da autoria no processo fotográfico e alteração de elementos identitários, expandindo o campo de atuação e de domínios cognitivos, conjunturais e conceituais para o fotógrafo contemporâneo. Exploramos a relação entre subjetividade e objetividade na fotografia e recuperamos as práticas colaborativas já mapeadas, para melhor perceber o lugar do sujeito nessa linguagem tão permeada pela referência à automaticidade, além de esclarecer as características de cada modelo. Buscamos esmiuçar o cenário atual, os preceitos da cultura de convergência, da criação em rede, rizoma, autoria, pós-fotografia e fotograficidade, para percebermos como se dá uma mútua influência entre as tecnologias e seus usos sociais, modificando nossa forma de comunicar e fotografar. Nossa premissa: tais reconfigurações da sociedade, estimuladas pela digitalização e mediação por computador, operam diversas aberturas importantes para o surgimento dos coletivos. Operamos o estudo de caso e análise de obras de dois coletivos Cia de Foto (brasileiro) e Pandora (espanhol) adotando como método a observação não participante com entrevistas semiestruturadas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3625 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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