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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3625

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Junior, José Afonso da pt_BR
dc.contributor.authorQueiroga, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:32:30Z
dc.date.available2014-06-12T16:32:30Z
dc.date.issued2012-01-31pt_BR
dc.identifier.citationQueiroga, Eduardo; Afonso da Silva Junior, José. Coletivo fotográfico contemporâneo e prática colaborativa na pós-fotografia. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3625
dc.description.abstractEsta dissertação trata do coletivo fotográfico contemporâneo , modelo que surge com maior intensidade nos anos 2000 e se difere de outras experiências que agruparam fotógrafos ao longo da história a exemplo de agências fotográficas e fotoclubes. Avança sobre o redimensionamento do lugar do sujeito na fotografia, colocando novos modelos de financiamento e processo de criação. Insere questões importantes na prática fotográfica e comunicacional, como as relacionadas ao lugar da autoria no processo fotográfico e alteração de elementos identitários, expandindo o campo de atuação e de domínios cognitivos, conjunturais e conceituais para o fotógrafo contemporâneo. Exploramos a relação entre subjetividade e objetividade na fotografia e recuperamos as práticas colaborativas já mapeadas, para melhor perceber o lugar do sujeito nessa linguagem tão permeada pela referência à automaticidade, além de esclarecer as características de cada modelo. Buscamos esmiuçar o cenário atual, os preceitos da cultura de convergência, da criação em rede, rizoma, autoria, pós-fotografia e fotograficidade, para percebermos como se dá uma mútua influência entre as tecnologias e seus usos sociais, modificando nossa forma de comunicar e fotografar. Nossa premissa: tais reconfigurações da sociedade, estimuladas pela digitalização e mediação por computador, operam diversas aberturas importantes para o surgimento dos coletivos. Operamos o estudo de caso e análise de obras de dois coletivos Cia de Foto (brasileiro) e Pandora (espanhol) adotando como método a observação não participante com entrevistas semiestruturadaspt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectColetivo fotográfico contemporâneopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectRedept_BR
dc.titleColetivo fotográfico contemporâneo e prática colaborativa na pós-fotografiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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