Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36248

Compartilhe esta página

Título: O modelo burocrático e o uso de competências gerenciais em uma burocracia profissional: um estudo de caso no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.
Autor(es): SOUSA, Jéssica Rani Ferreira de
Palavras-chave: Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste; Administração pública; Burocracia; Habilidades pessoais
Data do documento: 19-Ago-2014
Citação: SOUSA, Jéssica Rani Ferreira de. O modelo burocrático e o uso de competências gerenciais em uma burocracia profissional: um estudo de caso no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: O modelo burocrático idealizado por Max Weber representa um conjunto de pressupostos clássicos que caracterizam uma estrutura organizacional profundamente marcada pelo formalismo, legalidade, impessoalidade e profissionalismo. Tomando como referência a tipologia das cinco configurações organizacionais proposta por Mintzberg e os principais parâmetros da configuração da burocracia profissional, o presente estudo objetivou analisar a interferência dos pressupostos inerentes ao modelo burocrático no uso das habilidades e competências gerenciais de administradores profissionais do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Para avaliar as influências do modelo burocrático na gestão, a pesquisa, de caráter qualitativo, abrangeu os profissionais com formação acadêmica especializada, cujas práticas pedagógicas precisaram ser conciliadas com práticas e competências gerenciais, em virtude da ocupação de cargos de coordenação ou de direção. O delineamento da pesquisa corresponde a um estudo de caso, utilizando-se a análise pragmática do discurso como método para avaliação e análise dos resultados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa contou com a participação de 13 profissionais do campus, incluindo coordenadores de núcleo, de curso ou de extensão, direção e vice direção do centro. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se a importância da instituição do colegiado e das suas várias instâncias deliberativas como fontes para o debate sobre direitos, deveres e mediação de conflitos; o uso da racionalidade instrumental como reflexo da sensibilidade dos gestores às normas e suas adequações; o desempenho de papéis de símbolo e de ligação a fontes externas para responder a mecanismos de controle e pressões sociais à gestão e os vários sentidos atribuídos ao princípio da impessoalidade burocrática. No tocante às competências e habilidades gerenciais, identificou-se a relevância da capacidade de saber ouvir e da competência de negociação em se tratando de gestão acadêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36248
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, Jessica Rani Ferreira de.pdf677,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons