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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36248

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLORÊTO, Myrna Suely Silva-
dc.contributor.authorSOUSA, Jéssica Rani Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-02-03T18:02:56Z-
dc.date.available2020-02-03T18:02:56Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.date.submitted2020-02-03-
dc.identifier.citationSOUSA, Jéssica Rani Ferreira de. O modelo burocrático e o uso de competências gerenciais em uma burocracia profissional: um estudo de caso no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36248-
dc.description.abstractO modelo burocrático idealizado por Max Weber representa um conjunto de pressupostos clássicos que caracterizam uma estrutura organizacional profundamente marcada pelo formalismo, legalidade, impessoalidade e profissionalismo. Tomando como referência a tipologia das cinco configurações organizacionais proposta por Mintzberg e os principais parâmetros da configuração da burocracia profissional, o presente estudo objetivou analisar a interferência dos pressupostos inerentes ao modelo burocrático no uso das habilidades e competências gerenciais de administradores profissionais do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Para avaliar as influências do modelo burocrático na gestão, a pesquisa, de caráter qualitativo, abrangeu os profissionais com formação acadêmica especializada, cujas práticas pedagógicas precisaram ser conciliadas com práticas e competências gerenciais, em virtude da ocupação de cargos de coordenação ou de direção. O delineamento da pesquisa corresponde a um estudo de caso, utilizando-se a análise pragmática do discurso como método para avaliação e análise dos resultados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa contou com a participação de 13 profissionais do campus, incluindo coordenadores de núcleo, de curso ou de extensão, direção e vice direção do centro. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se a importância da instituição do colegiado e das suas várias instâncias deliberativas como fontes para o debate sobre direitos, deveres e mediação de conflitos; o uso da racionalidade instrumental como reflexo da sensibilidade dos gestores às normas e suas adequações; o desempenho de papéis de símbolo e de ligação a fontes externas para responder a mecanismos de controle e pressões sociais à gestão e os vários sentidos atribuídos ao princípio da impessoalidade burocrática. No tocante às competências e habilidades gerenciais, identificou-se a relevância da capacidade de saber ouvir e da competência de negociação em se tratando de gestão acadêmica.pt_BR
dc.format.extent106p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agrestept_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.subjectHabilidades pessoaispt_BR
dc.titleO modelo burocrático e o uso de competências gerenciais em uma burocracia profissional: um estudo de caso no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498641E1pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733327T1pt_BR
dc.description.abstractxThe bureaucratic pattern idealized by Max Weber representes a set of classic pressuppositions wich characterize an organizational structure deeply featured by formalism, legality, impersonality and professionalism. Taking the five organizational configurations typology propused by Mintzberg and the main professional bureaucracy parameters, the current study aimed to analyse the interference of the bureaucratic pattern assumptions in the use of manegerial habilities and competencies of professional manegers at Centro Acadêmico do Agreste of UFPE. In order to evaluate how bureaucratic pattern affects manegement, the search, with qualitative emphasis, included professionals with specialized academic formation, whose pedagogical practices needed to be harmonized with manegerial practices and competencies due to the occupation of direction or coordination positions in the organization hierarchy. The research design refers to a case study, using pragmatic discourse analysis as a method to evaluate and analyse the results of the data obtained by semi structured interviews. The search relied on participation of 13 respondents at the university centre, including its course coordinators, core coordinators, extension coordinator, direction and vice direction. Among the results obtained, institution of collegiate standed out, as well as its deliberative instances as sources to the discussion about rights, duties and conflict mediation; the use of instrumental rationality as a sensitivity reflex of manegers towards standards and its adjustments; the performance of symbol and liaison roles to external sources to react to control mechanisms and social pressures and the several protrayals of the bureaucratic impersonality assumption. Regarding manegerial competences and habilities, it was identified the relevance of listening skills and the competence to negotiation in the case of academic manegement.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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