Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36215

Share on

Title: Avaliação do marketing esportivo: um estudo de caso no setor bancário.
Authors: ALMEIDA JÚNIOR, Manoel Soares de
Keywords: Marketing esportivo; Futebol; Esportes - Patrocínio; Caixa Econômica Federal (Brasil)
Issue Date: 25-Feb-2015
Citation: ALMEIDA JÚNIOR, Manoel Soares de. Avaliação do marketing esportivo: um estudo de caso no setor bancário. Caruaru: o Autor, 2015.
Abstract: Esta monografia objetivou comparar a teoria sobre marketing esportivo com a percepção dos clientes da Caixa Econômica Federal quanto aos investimentos em times de futebol. Utilizou-se do método bibliográfico tipo Desk Research e estudo de caso, quanto aos meios, e exploratória-descritiva, quanto aos fins, dentro de uma abordagem qualitativa. Com isso, apresenta um breve histórico sobre o surgimento recente do marketing esportivo e foca a análise sobre o futebol brasileiro enquanto tipo de negócio e produto, e a relação emocional do torcedor/consumidor impulsionado pela mídia esportiva, como grande canal que torna o esporte possível como negócio. Na relação futebol como fenômeno sócio cultural e sua importância econômica, entra as estratégias da Caixa Econômica Federal, instituição financeira 100% estatal, com o marketing esportivo em times de futebol a partir de 2012 e como resultado desta pesquisa concluiu-se a eficiência da estratégia do marketing esportivo quando agregado ao quinto P do mix de marketing, específico ao esportivo que é as (relações) públicas. Porém a pesquisa identificou outros pontos como o aumento da clientela da Caixa e a qualidade no atendimento; infraestrutura; contratação de mão de obra, mas não se aprofunda por não ser o foco deste trabalho ficando apenas como sugestão às pesquisas futuras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36215
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMEIDA JÚNIOR, Manoel Soares de.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons