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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS NETO, Mario Rodrigues dos-
dc.contributor.authorALMEIDA JÚNIOR, Manoel Soares de-
dc.date.accessioned2020-01-29T17:08:54Z-
dc.date.available2020-01-29T17:08:54Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.date.submitted2020-01-29-
dc.identifier.citationALMEIDA JÚNIOR, Manoel Soares de. Avaliação do marketing esportivo: um estudo de caso no setor bancário. Caruaru: o Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36215-
dc.description.abstractEsta monografia objetivou comparar a teoria sobre marketing esportivo com a percepção dos clientes da Caixa Econômica Federal quanto aos investimentos em times de futebol. Utilizou-se do método bibliográfico tipo Desk Research e estudo de caso, quanto aos meios, e exploratória-descritiva, quanto aos fins, dentro de uma abordagem qualitativa. Com isso, apresenta um breve histórico sobre o surgimento recente do marketing esportivo e foca a análise sobre o futebol brasileiro enquanto tipo de negócio e produto, e a relação emocional do torcedor/consumidor impulsionado pela mídia esportiva, como grande canal que torna o esporte possível como negócio. Na relação futebol como fenômeno sócio cultural e sua importância econômica, entra as estratégias da Caixa Econômica Federal, instituição financeira 100% estatal, com o marketing esportivo em times de futebol a partir de 2012 e como resultado desta pesquisa concluiu-se a eficiência da estratégia do marketing esportivo quando agregado ao quinto P do mix de marketing, específico ao esportivo que é as (relações) públicas. Porém a pesquisa identificou outros pontos como o aumento da clientela da Caixa e a qualidade no atendimento; infraestrutura; contratação de mão de obra, mas não se aprofunda por não ser o foco deste trabalho ficando apenas como sugestão às pesquisas futuras.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectEsportes - Patrocíniopt_BR
dc.subjectCaixa Econômica Federal (Brasil)pt_BR
dc.titleAvaliação do marketing esportivo: um estudo de caso no setor bancário.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770596Z1pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aimed to compare the theory of sports marketing with the customers' perception of the CEF as investments in football clubs. We used the bibliographical Desk Research method and case study, as to the means, and exploratory-descriptive as to the purposes, within a qualitative approach. This, presents a brief history of the recent emergence of sports marketing and the analysis focuses on the Brazilian football as business type and product, and the emotional relationship of fans / consumer-driven sports media, as large channel that makes possible sport as a business. In football relationship as socio-cultural phenomenon and its economic importance, enters the strategies of Caixa Economica Federal, state financial institution 100%, with the sports marketing in football teams from 2012 and as a result of this research it was concluded the efficiency of the strategy when added to the fifth P of marketing mix, specific to the sport that is the (relations) public sports marketing. However research has identified other points such as increasing clientele Box and the quality of care; infrastructure; hiring labor, but does not delve not be the focus of this work getting only a suggestion for future research.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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