Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36166

Compartilhe esta página

Título: Análise experimental e numérica do processo de ressecamento e fissuramento de solos expansivos com inclusão de elementos rígidos
Autor(es): MAGALHÃES, Nayara Torres Belfort Acioli
Palavras-chave: Engenharia Civil; Solos expansivos; Inclusões rígidas; Modelagem numérica; BBM; Dano
Data do documento: 13-Nov-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MAGALHÃES, Nayara Torres Belfort Acioli. Análise experimental e numérica do processo de ressecamento e fissuramento de solos expansivos com inclusão de elementos rígidos. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O comportamento dos solos argilosos expansivos é um grande desafio para a Engenharia Civil, pois, ao longo do ano, com as estações de seca e chuva, quando submetidos a chuvas esses solos aumentam de volume, e quando submetidos a estiagens, esses solos retraem, e diante desse comportamento, as obras de engenharia sofrem danos. Esse trabalho investigou a formação e a propagação de fissuras em solos expansivos para viabilizar a previsão do comportamento geomecânico desses solos através de análises de correlação de imagens digitais (DIC) e da simulação numérica em elementos finitos. Foi realizado o ensaio de ressecamento com a argila expansiva Romainville em laboratório, no qual buscou-se investigar a influência de inclusões rígidas randomicamente distribuídas no corpo da amostra com a presença de bases com diferente aderência da amostra. Durante o ensaio, foram capturadas imagens das amostras a cada 10 minutos por uma câmera. De posse dessas imagens, foi realizada a correlação de digital de imagens (DIC) através do programa Ncorr do MATLAB para apresentar a possibilidade de previsão da iniciação e da propagação das fissuras na superfície do solo, inclusive antes da iniciação de fissuras. Com o intuito de apresentar uma metodologia numérica para a investigação desse comportamento de ressecamento, foi realizada uma modelagem numérica em elementos finitos para representar o fissuramento de uma argila expansiva. Foi utilizado o modelo constitutivo elastoplástico Barcelona Basic Model (BBM), juntamente com o modelo de Dano à tração, para representar o mecanismo de formação e propagação das fissuras na superfície dos materiais, inseridos através da Técnica de Elementos Finitos de Alta Razão de Aspecto. Com isso foi possível investigar, numericamente, o comportamento de fissuração um solo expansivo frente a inclusão de elementos rígidos com a mesma configuração geométrica do ensaio experimental realizado. Esse trabalho permitiu observar que a presença de elementos rígidos nos solos argilosos expansivos influenciou fortemente a formação e a propagação de fissuras. A presença dessas estruturas fez com que fissuras fossem iniciadas próximo a esses elementos rígidos, apresentando uma tendência de conectar esses elementos, quando da presença de 3 ou mais dessas estruturas. Foi observado que aumento no número de elementos rígidos aumentou o número de fissuras nas amostras, enquanto que o aumento no seu diâmetro reduziu o número de fissuras, mas aumentaram a abertura das fissuras. Observou-se, também, que o atrito do solo com a base também influenciou a formação de fissuras, de maneira que quanto maior o atrito, maior o número de fissuras. A simulação numérica se mostrou eficiente para representar esse comportamento de fissuramento em argilas expansivas. Foi observada, através da comparação entre a simulação numérica e o experimento, uma tendência comum de formação de fissuras próximo às inclusões, com tendências similares de propagação entre inclusões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36166
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Nayara Torres Belfort Acioli Magalhães.pdf7,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons