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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36140
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Título: | Motivação no ensino de matemática : um perfil de como professores de matemática da rede pública e privada desenvolvem as crenças de autoeficácia de seus alunos |
Autor(es): | COSTA, Thiago Viana |
Palavras-chave: | Eficácia no ensino – Santa Cruz do Capibaribe (PE); Educação – Santa Cruz do Capibaribe (PE); Matemática (Ensino fundamental); Motivação na educação – Santa Cruz do Capibaribe (PE); Teoria social cognitiva; Percepção |
Data do documento: | 26-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | COSTA, Thiago Viana. Motivação no ensino de matemática: um perfil de como professores de matemática da rede pública e privada desenvolvem as crenças de autoeficácia de seus alunos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A presente Dissertação buscou investigar como o professor de Matemática do Ensino Fundamental II busca desenvolver motivação em seus estudantes. Para tanto, elegemos dois objetivos específicos, a saber: 1) Investigar as percepções dos professores de Matemática sobre o desenvolvimento de cada fonte de autoeficácia; 2) Traçar um perfil comparativo entre os professores da rede pública e privada, buscando relações com suas formas de motivar os alunos. Participaram desta pesquisa 30 professores de Matemática do Ensino Fundamental II, sendo 15 da rede pública e 15 da rede privada, todos da Cidade de Santa Cruz do Capibaribe, PE. Nosso estudo tem uma abordagem qualitativa e pode ser classificada como uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos. Para a coleta de dados utilizamos um questionário semiaberto com 15 questões, as quais buscaram traçar um perfil geral profissional dos docentes da rede pública e privada, além de investigar como os professores desenvolvem cada fonte de autoeficácia em suas aulas. A análise dos dados foi realizada na perspectiva de Análise do Conteúdo, de Bardin (2010), a qual possibilitou um tratamento qualitativo das informações, permitindo uma interpretação dos sentidos e representações dos professores participantes em relação às suas respostas. Os resultados apontam que os professores da rede pública e privada desenvolvem diversas práticas com potencial motivador nas quatro fontes de autoeficácia. Os professores da rede pública demonstram enfrentar maiores limitações, relacionadas ao nível de conhecimento ou comportamento de seus alunos, do que os da rede privada. Estas limitações afetam a forma como os docentes da rede pública escolhem suas atividades ou metodologias de ensino, influenciando diretamente na forma como proporcionam aos seus alunos experiências de êxito, experiências vicárias ou persuasões verbais. Reiteramos que, de uma forma geral, os professores de as ambas redes de ensino proporcionam práticas potencialmente motivadoras. Apontamos, por fim, a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas nesta perspectiva. |
Descrição: | CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEAL, Ana Lúcia Galvão |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36140 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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