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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36140

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorCOSTA, Thiago Viana-
dc.date.accessioned2020-01-23T14:39:38Z-
dc.date.available2020-01-23T14:39:38Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Thiago Viana. Motivação no ensino de matemática: um perfil de como professores de matemática da rede pública e privada desenvolvem as crenças de autoeficácia de seus alunos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36140-
dc.descriptionCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEAL, Ana Lúcia Galvãopt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação buscou investigar como o professor de Matemática do Ensino Fundamental II busca desenvolver motivação em seus estudantes. Para tanto, elegemos dois objetivos específicos, a saber: 1) Investigar as percepções dos professores de Matemática sobre o desenvolvimento de cada fonte de autoeficácia; 2) Traçar um perfil comparativo entre os professores da rede pública e privada, buscando relações com suas formas de motivar os alunos. Participaram desta pesquisa 30 professores de Matemática do Ensino Fundamental II, sendo 15 da rede pública e 15 da rede privada, todos da Cidade de Santa Cruz do Capibaribe, PE. Nosso estudo tem uma abordagem qualitativa e pode ser classificada como uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos. Para a coleta de dados utilizamos um questionário semiaberto com 15 questões, as quais buscaram traçar um perfil geral profissional dos docentes da rede pública e privada, além de investigar como os professores desenvolvem cada fonte de autoeficácia em suas aulas. A análise dos dados foi realizada na perspectiva de Análise do Conteúdo, de Bardin (2010), a qual possibilitou um tratamento qualitativo das informações, permitindo uma interpretação dos sentidos e representações dos professores participantes em relação às suas respostas. Os resultados apontam que os professores da rede pública e privada desenvolvem diversas práticas com potencial motivador nas quatro fontes de autoeficácia. Os professores da rede pública demonstram enfrentar maiores limitações, relacionadas ao nível de conhecimento ou comportamento de seus alunos, do que os da rede privada. Estas limitações afetam a forma como os docentes da rede pública escolhem suas atividades ou metodologias de ensino, influenciando diretamente na forma como proporcionam aos seus alunos experiências de êxito, experiências vicárias ou persuasões verbais. Reiteramos que, de uma forma geral, os professores de as ambas redes de ensino proporcionam práticas potencialmente motivadoras. Apontamos, por fim, a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas nesta perspectiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEficácia no ensino – Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.subjectEducação – Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMotivação na educação – Santa Cruz do Capibaribe (PE)pt_BR
dc.subjectTeoria social cognitivapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleMotivação no ensino de matemática : um perfil de como professores de matemática da rede pública e privada desenvolvem as crenças de autoeficácia de seus alunospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5353766002114438pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6290932776785382pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation sought to investigate how the teacher of Mathematics of Elementary School II seeks to develop motivation in his students. To this end, we chose two specific objectives, namely: 1) To investigate the perceptions of mathematics teachers about the development of each source of self-efficacy; 2) To draw a comparative profile between public and private teachers, seeking relationships with their ways of motivating students. Thirty teachers of Elementary School Mathematics II participated in this research, being 15 from public and 15 from private schools, all from Santa Cruz do Capibaribe, PE. Our study has a qualitative approach and can be classified as a descriptive research on objectives. For data collection we used a semi-open questionnaire with 15 questions, which sought to draw a general professional profile of public and private teachers, and investigate how teachers develop each source of self-efficacy in their classes. Data analysis was performed from the perspective of Content Analysis, by Bardin (2010), which enabled a qualitative treatment of information, allowing an interpretation of the senses and representations of the participating teachers in relation to their answers. The results show that public and private teachers develop several practices with potential motivator in the four sources of self-efficacy. Teachers from public schools show greater limitations related to their students' level of knowledge or behavior than those from private schools. These limitations affect how public school teachers choose their teaching activities or methodologies, directly influencing how they provide their students with successful experiences, vicarious experiences, or verbal persuasions. We reiterate that, generally speaking, teachers from both schools provide potentially motivating practices. Finally, we point out the need for further research in this perspective.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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