Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36137

Compartilhe esta página

Título: A experimentação como aporte em atividades por problematização : uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à corrosão
Autor(es): MELO, Carla Carvalho de
Palavras-chave: Aprendizagem experimental – São Bento do Una (PE); Aprendizagem baseada em problemas – São Bento do Una (PE); Conceitos; Corrosão e anticorrosivos; Aprendizagem ativa - São Bento do Una (PE)
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Carla Carvalho de. A experimentação como aporte em atividades por problematização: uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à correção. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho consta de um estudo da utilização da experimentação, em uma perspectiva investigativa, como aporte em atividades por problematização, constituindo uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à corrosão, junto a um grupo de estudantes da educação básica. O estudo configura-se como uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa de aplicação, utilizando-se de sequência didática com o tema corrosão e direcionada para a resolução de uma situação-problema. Como instrumentais de pesquisa para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas a priori e a posteriori, e observação participante. Na sequência, os extratos das entrevistas e da observação participante foram apreciados à luz da análise do conteúdo na perspectiva de Bardin. Evidenciamos contribuições da utilização da experimentação na melhoria do estado de compreensão do fenômeno corrosão por parte dos(as) estudantes, ao inferir que os(as) mesmos(as) alcançaram a significação conceitual a partir da articulação de conceitos químicos no contexto proposto. Assim, pensamos ser pertinente o uso da experimentação como suporte à discussão sobre conceitos químicos, de forma perspectivamente desfragmentada e contextualizada, oportunizando a reflexão acerca de questões sociais relevantes para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e crítica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36137
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carla Carvalho de Melo.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons