Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36137
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de | - |
dc.contributor.author | MELO, Carla Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T14:32:34Z | - |
dc.date.available | 2020-01-23T14:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Carla Carvalho de. A experimentação como aporte em atividades por problematização: uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à correção. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36137 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consta de um estudo da utilização da experimentação, em uma perspectiva investigativa, como aporte em atividades por problematização, constituindo uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à corrosão, junto a um grupo de estudantes da educação básica. O estudo configura-se como uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa de aplicação, utilizando-se de sequência didática com o tema corrosão e direcionada para a resolução de uma situação-problema. Como instrumentais de pesquisa para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas a priori e a posteriori, e observação participante. Na sequência, os extratos das entrevistas e da observação participante foram apreciados à luz da análise do conteúdo na perspectiva de Bardin. Evidenciamos contribuições da utilização da experimentação na melhoria do estado de compreensão do fenômeno corrosão por parte dos(as) estudantes, ao inferir que os(as) mesmos(as) alcançaram a significação conceitual a partir da articulação de conceitos químicos no contexto proposto. Assim, pensamos ser pertinente o uso da experimentação como suporte à discussão sobre conceitos químicos, de forma perspectivamente desfragmentada e contextualizada, oportunizando a reflexão acerca de questões sociais relevantes para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e crítica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem experimental – São Bento do Una (PE) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas – São Bento do Una (PE) | pt_BR |
dc.subject | Conceitos | pt_BR |
dc.subject | Corrosão e anticorrosivos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa - São Bento do Una (PE) | pt_BR |
dc.title | A experimentação como aporte em atividades por problematização : uma proposta para a significação de conceitos químicos associados à corrosão | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5138022514282106 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5008755169836379 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work consists in a study about the use of the experimentation, in an investigative perspective, as a support\contribution in activities by problematization, which constitutes a proposal for signification of chemical concepts associated to corrosion, gathers to a group of students from basic education. The study is settled as a qualitative approach of the application research kind, it uses didactic sequence with corrosion theme and aimed at solving a problem situation. As research instruments for data collection, semi-structured interviews were performed, a priori and a posteriori, and participant observation were used. Subsequently, the extracts from interviews and participant observation were analyzed according to Bardin's perspective. We show the contributions of the use of experimentation to improve students’ understanding of the corrosion phenomenon, by inferring that they have reached the conceptual significance from the articulation of chemical concepts in the proposed context. Thus, we think it is pertinent to use experimentation to support the discussion of chemical concepts, in a perspective defragmented and contextualized way, allowing the reflection on relevant social issues so that learning occurs in a meaningful and critical way. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carla Carvalho de Melo.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons