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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3608
Title: A música clássica em festivais de Olinda e Recife: uma discussão sobre construções valorativas e processos comunicacionais na Mimo e no Virtuosi
Authors: Eduardo Pereira Bernardes Amaral, Carlos
Keywords: Comunicação;Música;Consumo;Cultura
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Eduardo Pereira Bernardes Amaral, Carlos; da Costa Trotta, Felipe. A música clássica em festivais de Olinda e Recife: uma discussão sobre construções valorativas e processos comunicacionais na Mimo e no Virtuosi. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Considerando o fato de o estado de Pernambuco abrigar dois destacados festivais que envolvem música clássica no país, a Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo) e o Festival Internacional de Música de Pernambuco (Virtuosi), motivamo-nos na presente dissertação a analisar a importância simbólica desses festivais na cadeia de produção musical pernambucana através de uma reflexão sobre os papéis idealizados pelos respectivos diretores executivos e artísticos, os valores ligados a esses papéis e o repertório executado nas edições do Virtuosi e da Mimo no ano de 2009. Para tanto, após o mapeamento dos focos de produção de música clássica em Recife e Olinda e da pertinente discussão sobre a função social da música, intepretamos os dados obtidos junto aos produtores de ambos os eventos sob perspectivas teóricas da Economia da Cultura, dos Estudos Culturais e de teorias da construção do gosto para, em seguida, avaliar o repertório dos festivais, devido à importância central deste nas estratégias de negociação de valores estéticos com o público, e a equivalente abordagem da imprensa, pelo papel reflexivo e documental sobre os festivais. Concluímos nessa discussão que tais eventos valem-se de estratégias conservadoras e bem definidas de construção de imagem, logrando êxito por suas propostas eficientes de programação e por se sediarem em cidades que possuem boa quantidade de instituições de ensino musical e, ao mesmo tempo, relativamente pouca oferta de eventos de música clássica se mensurada à população geral
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3608
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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