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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3608

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorda Costa Trotta, Felipe pt_BR
dc.contributor.authorEduardo Pereira Bernardes Amaral, Carlospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:32:23Z-
dc.date.available2014-06-12T16:32:23Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationEduardo Pereira Bernardes Amaral, Carlos; da Costa Trotta, Felipe. A música clássica em festivais de Olinda e Recife: uma discussão sobre construções valorativas e processos comunicacionais na Mimo e no Virtuosi. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3608-
dc.description.abstractConsiderando o fato de o estado de Pernambuco abrigar dois destacados festivais que envolvem música clássica no país, a Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo) e o Festival Internacional de Música de Pernambuco (Virtuosi), motivamo-nos na presente dissertação a analisar a importância simbólica desses festivais na cadeia de produção musical pernambucana através de uma reflexão sobre os papéis idealizados pelos respectivos diretores executivos e artísticos, os valores ligados a esses papéis e o repertório executado nas edições do Virtuosi e da Mimo no ano de 2009. Para tanto, após o mapeamento dos focos de produção de música clássica em Recife e Olinda e da pertinente discussão sobre a função social da música, intepretamos os dados obtidos junto aos produtores de ambos os eventos sob perspectivas teóricas da Economia da Cultura, dos Estudos Culturais e de teorias da construção do gosto para, em seguida, avaliar o repertório dos festivais, devido à importância central deste nas estratégias de negociação de valores estéticos com o público, e a equivalente abordagem da imprensa, pelo papel reflexivo e documental sobre os festivais. Concluímos nessa discussão que tais eventos valem-se de estratégias conservadoras e bem definidas de construção de imagem, logrando êxito por suas propostas eficientes de programação e por se sediarem em cidades que possuem boa quantidade de instituições de ensino musical e, ao mesmo tempo, relativamente pouca oferta de eventos de música clássica se mensurada à população geralpt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA música clássica em festivais de Olinda e Recife: uma discussão sobre construções valorativas e processos comunicacionais na Mimo e no Virtuosipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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