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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36038

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Title: Uma análise comparativa sobre o método de análise competitiva swot: um estudo de caso em um centro universitário de Pernambuco.
Authors: OLIVEIRA, Joércia Cristina Pereira
Keywords: Planejamento estratégico; Inteligência competitiva (Administração); Ensino superior; Prestação de serviços; Controle de qualidade
Issue Date: 7-Aug-2014
Citation: OLIVEIRA, Joércia Cristina Pereira. Uma análise comparativa sobre o método de análise competitiva swot: um estudo de caso em um centro universitário de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: O trabalho teve como objetivo principal fazer uma análise comparativa sobre o método de análise competitiva SWOT, entre a visão da reitoria e a visão das supervisões de cada área de atendimento ao cliente, relacionada com as dimensões da qualidade. A importância do presente estudo deve-se a necessidade das organizações estarem sempre se inovando, buscando melhorias contínuas e estabelecendo estratégias competitivas de forma a garantir sua diferenciação no mercado e na conquista de novos clientes cada vez mais exigentes e na manutenção de colaboradores preparados e motivados. À medida que a globalização torna-se cada vez mais forte as organizações grandes ou pequenas precisam responder por meio de mudanças em diversas dimensões organizacionais, para tanto, as mesmas precisam ter conhecimento sobre alguns temas relevantes e que deem subsídios para fazer uma análise do cenário a qual está inserida. De início, buscou-se fazer uma revisão da literatura dos temas pertinentes ao desenvolvimento do presente trabalho. Em seguida, foi desenvolvida a metodologia aplicada ao presente estudo para então ser realizada a caracterização da organização. Foi realizado um estudo de caso que apresentou a percepção das pessoas que estão em nível tático e estratégico dentro da organização, em relação à utilização da matriz SWOT como ferramenta adequada para o conhecimento da situação atual e da identificação dos pontos fracos, fortes, das ameaças e das oportunidades. Através da análise dos dados coletados ficou comprovado que a organização precisa melhorar em alguns pontos aos quais são vistos como pontos fracos, que podem ser trabalhados e melhorados tornando-se pontos fortes como: diminuir o tempo de espera no atendimento, procurar conhecer melhor os desejos e anseios dos seus clientes, entre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36038
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

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