Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36038

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Joércia Cristina Pereira-
dc.date.accessioned2020-01-16T19:47:45Z-
dc.date.available2020-01-16T19:47:45Z-
dc.date.issued2014-08-07-
dc.date.submitted2020-01-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joércia Cristina Pereira. Uma análise comparativa sobre o método de análise competitiva swot: um estudo de caso em um centro universitário de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36038-
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo principal fazer uma análise comparativa sobre o método de análise competitiva SWOT, entre a visão da reitoria e a visão das supervisões de cada área de atendimento ao cliente, relacionada com as dimensões da qualidade. A importância do presente estudo deve-se a necessidade das organizações estarem sempre se inovando, buscando melhorias contínuas e estabelecendo estratégias competitivas de forma a garantir sua diferenciação no mercado e na conquista de novos clientes cada vez mais exigentes e na manutenção de colaboradores preparados e motivados. À medida que a globalização torna-se cada vez mais forte as organizações grandes ou pequenas precisam responder por meio de mudanças em diversas dimensões organizacionais, para tanto, as mesmas precisam ter conhecimento sobre alguns temas relevantes e que deem subsídios para fazer uma análise do cenário a qual está inserida. De início, buscou-se fazer uma revisão da literatura dos temas pertinentes ao desenvolvimento do presente trabalho. Em seguida, foi desenvolvida a metodologia aplicada ao presente estudo para então ser realizada a caracterização da organização. Foi realizado um estudo de caso que apresentou a percepção das pessoas que estão em nível tático e estratégico dentro da organização, em relação à utilização da matriz SWOT como ferramenta adequada para o conhecimento da situação atual e da identificação dos pontos fracos, fortes, das ameaças e das oportunidades. Através da análise dos dados coletados ficou comprovado que a organização precisa melhorar em alguns pontos aos quais são vistos como pontos fracos, que podem ser trabalhados e melhorados tornando-se pontos fortes como: diminuir o tempo de espera no atendimento, procurar conhecer melhor os desejos e anseios dos seus clientes, entre outros.pt_BR
dc.format.extent81p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.titleUma análise comparativa sobre o método de análise competitiva swot: um estudo de caso em um centro universitário de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8061435Z8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705060Y8pt_BR
dc.description.abstractxThe work aimed to make a comparative analysis on the method of competitive SWOT analysis, between the vision and the vision of the rectory of verifications of each area of customer service, related to the dimensions of quality. The importance of this study is the need of organizations are always innovating, seeking continuous improvements and establishing competitive strategies to ensure their differentiation in the market and in the conquest of new, increasingly demanding customers and retaining employees trained and motivated. As globalization becomes increasingly stronger large or small organizations must respond through changes in several organizational dimensions, therefore, they need to have some knowledge about relevant topics and that give grants to do a scenario analysis which is inserted. Initially, we attempted to make a review of the literature relevant to the development of this research themes. Then, the method applied in the present study to characterize the organization then be performed has been developed. A case study showed that the perception of people who are in tactical and strategic level within the organization, for the use of the SWOT matrix as a suitable tool for understanding the current situation and identification of weaknesses, strengths, threats was conducted and opportunities. Through the analysis of the collected data was verified that the organization needs to improve on some points which are seen as weaknesses that can be worked on and improved becoming strengths as decrease the waiting time in service, look better understanding cravings and aspirations of its customers, among others.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Joércia Cristina Pereira.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons