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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36001
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Título: | Licença para capacitação e melhoria do desempenho : análise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco |
Autor(es): | BEZERRA, Aline Prazeres |
Palavras-chave: | Política pública; Administração pública; Servidores públicos – Licença; Capacitação; Reforma administrativa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco |
Data do documento: | 30-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BEZERRA, Aline Prazeres. Licença para capacitação e melhoria do desempenho: análise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018 |
Abstract: | O objetivo desta dissertação é analisar de que maneira a instauração de uma licença aos servidores, nomeadamente a licença para capacitação, contribui para a aquisição dos conhecimentos necessários ao desempenho das suas funções. O estudo foi realizado junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O Modelo Principal-Agente foi abordado para elucidar o funcionamento da relação entre o IFPE e os seus servidores. Considerou-se ainda a literatura sobre o Ciclo das Políticas Públicas e o de Reforma da Administração Pública. Buscou-se combinar as perspectivas quantitativa e qualitativa (triangulação metodológica). O método de coleta se deu mediante extração de dados de fontes primárias para realização das análises quantitativas, a partir da estatística descritiva e do teste qui-quadrado, bem como realização de entrevistas semiestruturadas com alguns servidores que usufruíram da licença, cuja análise se deu sob a perspectiva do método de análise de conteúdo. Os dados corporificam uma assimetria informacional entre o principal, no caso o IFPE, e o agente, servidor integrante do quadro de pessoal do órgão. Os resultados sugerem ter trazido um maior retorno para a instituição as capacitações realizadas com o objetivo de finalização de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, dentre as licenças usufruídas pelos servidores. As entrevistas respaldam ainda o entendimento de que o IFPE deveria aprimorar o controle e o planejamento das licenças para capacitação. Espera-se, a partir deste trabalho, fornecer subsídios para melhorar a implementação da política, sobretudo no IFPE, e a qualidade da burocracia do país. |
Descrição: | CARVALHO NETO, Ernani Rodrigues de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARVALHO, Ernani Rodrigues de |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36001 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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