Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36001
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO NETO, Ernani Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Aline Prazeres | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T17:31:13Z | - |
dc.date.available | 2020-01-15T17:31:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Aline Prazeres. Licença para capacitação e melhoria do desempenho: análise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36001 | - |
dc.description | CARVALHO NETO, Ernani Rodrigues de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CARVALHO, Ernani Rodrigues de | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é analisar de que maneira a instauração de uma licença aos servidores, nomeadamente a licença para capacitação, contribui para a aquisição dos conhecimentos necessários ao desempenho das suas funções. O estudo foi realizado junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O Modelo Principal-Agente foi abordado para elucidar o funcionamento da relação entre o IFPE e os seus servidores. Considerou-se ainda a literatura sobre o Ciclo das Políticas Públicas e o de Reforma da Administração Pública. Buscou-se combinar as perspectivas quantitativa e qualitativa (triangulação metodológica). O método de coleta se deu mediante extração de dados de fontes primárias para realização das análises quantitativas, a partir da estatística descritiva e do teste qui-quadrado, bem como realização de entrevistas semiestruturadas com alguns servidores que usufruíram da licença, cuja análise se deu sob a perspectiva do método de análise de conteúdo. Os dados corporificam uma assimetria informacional entre o principal, no caso o IFPE, e o agente, servidor integrante do quadro de pessoal do órgão. Os resultados sugerem ter trazido um maior retorno para a instituição as capacitações realizadas com o objetivo de finalização de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, dentre as licenças usufruídas pelos servidores. As entrevistas respaldam ainda o entendimento de que o IFPE deveria aprimorar o controle e o planejamento das licenças para capacitação. Espera-se, a partir deste trabalho, fornecer subsídios para melhorar a implementação da política, sobretudo no IFPE, e a qualidade da burocracia do país. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Servidores públicos – Licença | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject | Reforma administrativa | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Licença para capacitação e melhoria do desempenho : análise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARMO, Erinaldo Ferreira do | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8165455328761867 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7185025416007213 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this dissertation is to analyze how the establishment of a license to Brazilian public servants, named as training license, contributes to the necessary knowledge acquisition for the performance of their functions. The study was performed at The Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE). The Principal-Agent Model was approached to elucidate the functioning of such relation. The literature of Public Policy Cycle and Brazilian Public Administration Reform was also considered. It was combined quantitative and qualitative perspectives (methodological triangulation). The collection method was done by data extraction from primary sources to quantitative analysis, from descriptive statistics and chi-square test, as well as semi-structured interviews with some public servants who were granted with the license, from which the analysis was made through the perspective of content analysis method. The data corporified an information asymmetry between the principal, which in this case is the IFPE, and the agent, public servants who work in the Institute. The results showed the qualifications acquired after postgraduate courses brought higher outcomes to the institution, based on those granted licenses. The interviews also gave support to the understanding that IFPE should improve the control and planning of training licenses. It is hoped from this work to provide subsidies to improve such policy implementation, mainly at IFPE, and the quality of the country’s bureaucracy. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8558188425516554 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Aline Prazeres Bezerra.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons