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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36000

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Título: “Música nordestina” e as memórias em disputa : o balanceio de Lauro Maia (1940-1960)
Autor(es): MARTINS, Ana Luiza Rios
Palavras-chave: História; Música popular – Brasil; Indústria musical; Imprensa; Comunicação de massa e música
Data do documento: 25-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARTINS, Ana Luiza Rios. “Música nordestina” e as memórias em disputa : o balanceio de Lauro Maia (1940-1960). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Objetiva-se em linhas gerais analisar o lugar do gênero balanceio no debate sobre a questão nacional na música entre os anos de 1940 a 1960. O balanceio surge no mercado carioca em um período que a discussão sobre a questão nacional na música ganhou visibilidade. A preocupação, que parte da impressa escrita demonstrou com a entrada de gêneros estrangeiros por meio do rádio e da indústria de discos, manifestava-se nas revistas que dedicavam páginas exclusivas a esse tipo de conteúdo e aos compositores e intérpretes que faziam frente à essa suposta “invasão”. Para darmos mais um passo na compreensão sobre o lugar do gênero balanceio no debate sobre a questão nacional na música desse período, analisaremos a trajetória de Lauro Maia e dos conjuntos regionais Quatro Ases e Um Coringa e Vocalistas Tropicais. É mediante esse percurso que busco compreender como esses agentes produtores incorporaram disposições estético-artísticas próprias em suas audições cotidianas na cidade de Fortaleza vinculadas às demandas de consumo de um mercado que emergia através da negociação entre cultura de massa e a busca de um éthos fundador da identidade nacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36000
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

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