Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36000
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUILLEN, Isabel Cristina Martins | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Ana Luiza Rios | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T17:19:17Z | - |
dc.date.available | 2020-01-15T17:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ana Luiza Rios. “Música nordestina” e as memórias em disputa : o balanceio de Lauro Maia (1940-1960). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36000 | - |
dc.description.abstract | Objetiva-se em linhas gerais analisar o lugar do gênero balanceio no debate sobre a questão nacional na música entre os anos de 1940 a 1960. O balanceio surge no mercado carioca em um período que a discussão sobre a questão nacional na música ganhou visibilidade. A preocupação, que parte da impressa escrita demonstrou com a entrada de gêneros estrangeiros por meio do rádio e da indústria de discos, manifestava-se nas revistas que dedicavam páginas exclusivas a esse tipo de conteúdo e aos compositores e intérpretes que faziam frente à essa suposta “invasão”. Para darmos mais um passo na compreensão sobre o lugar do gênero balanceio no debate sobre a questão nacional na música desse período, analisaremos a trajetória de Lauro Maia e dos conjuntos regionais Quatro Ases e Um Coringa e Vocalistas Tropicais. É mediante esse percurso que busco compreender como esses agentes produtores incorporaram disposições estético-artísticas próprias em suas audições cotidianas na cidade de Fortaleza vinculadas às demandas de consumo de um mercado que emergia através da negociação entre cultura de massa e a busca de um éthos fundador da identidade nacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Música popular – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Indústria musical | pt_BR |
dc.subject | Imprensa | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de massa e música | pt_BR |
dc.title | “Música nordestina” e as memórias em disputa : o balanceio de Lauro Maia (1940-1960) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANDRONI, Carlos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7683715326018849 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8822901286294537 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective is to analyze the place of the genre balanceio in the discussion about the national question in music between the years 1940 to 1960. The balanceio appears in the market in Rio de Janeiro at a time when the discussion about the national question in music gained visibility. The concern that part of the written press demonstrated with the entry of foreign genres through the radio and the record industry revealed in the magazines that dedicated pages exclusively to this type of content and to the composers and performers who faced this supposed "invasion". In order to take another step in understanding the place of the balanceio genre in the debate on the national question in the music of this period, we will analyze the trajectory of Lauro Maia and the regional groups Quatro Ases e Um Coringa and Vocalistas Tropicais. It is through this journey that I try to understand how these producer agents incorporated their own esthetic-artistic dispositions in their daily auditions in the city of Fortaleza linked to the consumption demands of a market that emerged through the negotiation between mass culture and the search for an ethos founder of the national identity. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2096219243191159 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ana Luiza Rios Martins.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons