Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36000

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUILLEN, Isabel Cristina Martins-
dc.contributor.authorMARTINS, Ana Luiza Rios-
dc.date.accessioned2020-01-15T17:19:17Z-
dc.date.available2020-01-15T17:19:17Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationMARTINS, Ana Luiza Rios. “Música nordestina” e as memórias em disputa : o balanceio de Lauro Maia (1940-1960). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36000-
dc.description.abstractObjetiva-se em linhas gerais analisar o lugar do gênero balanceio no debate sobre a questão nacional na música entre os anos de 1940 a 1960. O balanceio surge no mercado carioca em um período que a discussão sobre a questão nacional na música ganhou visibilidade. A preocupação, que parte da impressa escrita demonstrou com a entrada de gêneros estrangeiros por meio do rádio e da indústria de discos, manifestava-se nas revistas que dedicavam páginas exclusivas a esse tipo de conteúdo e aos compositores e intérpretes que faziam frente à essa suposta “invasão”. Para darmos mais um passo na compreensão sobre o lugar do gênero balanceio no debate sobre a questão nacional na música desse período, analisaremos a trajetória de Lauro Maia e dos conjuntos regionais Quatro Ases e Um Coringa e Vocalistas Tropicais. É mediante esse percurso que busco compreender como esses agentes produtores incorporaram disposições estético-artísticas próprias em suas audições cotidianas na cidade de Fortaleza vinculadas às demandas de consumo de um mercado que emergia através da negociação entre cultura de massa e a busca de um éthos fundador da identidade nacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMúsica popular – Brasilpt_BR
dc.subjectIndústria musicalpt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectComunicação de massa e músicapt_BR
dc.title“Música nordestina” e as memórias em disputa : o balanceio de Lauro Maia (1940-1960)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANDRONI, Carlos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7683715326018849pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8822901286294537pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe main objective is to analyze the place of the genre balanceio in the discussion about the national question in music between the years 1940 to 1960. The balanceio appears in the market in Rio de Janeiro at a time when the discussion about the national question in music gained visibility. The concern that part of the written press demonstrated with the entry of foreign genres through the radio and the record industry revealed in the magazines that dedicated pages exclusively to this type of content and to the composers and performers who faced this supposed "invasion". In order to take another step in understanding the place of the balanceio genre in the debate on the national question in the music of this period, we will analyze the trajectory of Lauro Maia and the regional groups Quatro Ases e Um Coringa and Vocalistas Tropicais. It is through this journey that I try to understand how these producer agents incorporated their own esthetic-artistic dispositions in their daily auditions in the city of Fortaleza linked to the consumption demands of a market that emerged through the negotiation between mass culture and the search for an ethos founder of the national identity.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2096219243191159pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ana Luiza Rios Martins.pdf4,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons