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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987

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Título: Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD
Autor(es): FREIRE, Verônica Emilia Campos
Palavras-chave: Ilustração; Vocabulário; Livro didático infantil; Teoria da atividade; Design da informação
Data do documento: 5-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FREIRE, Verônica Emilia Campos. Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa: um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta pesquisa tem o propósito de investigar o tratamento dado às ilustrações relacionadas a vocabulário, presentes nos livros didáticos infantis de Português, por meio das atividades de ilustradores; escritores/autores de livros didáticos de Língua Portuguesa; e avaliadores do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por ser o livro didático impresso um artefato mediador da aprendizagem, esta investigação se deu à luz da Teoria da Atividade, considerando as atividades de trabalho destes três agentes envolvidos na criação (ilustradores), produção (escritores/autores) e avaliação (avaliadores) deste artefato e suas ilustrações, na aquisição de vocabulário por crianças do 3º ano do ensino fundamental brasileiro. Os resultados apontam que estes problemas acontecem devido a falta informações repassadas do escritor/autor para o ilustrador na etapa do briefing; a escolhas de palavras associadas a conceitos abstratos, por parte do escritor/autor; e por não estarem previstos nas avaliações do PNLD critérios específicos e mais direcionados para imagens utilizadas nos livros didáticos de Português que englobem a sua representação gráfica; o seu conteúdo informacional; e a associação palavra-ilustração que respeite o repertório de crianças em fase de alfabetização e letramento. Com estes problemas identificados e as suas ocorrências mapeadas através das três atividades estudados, foram propostas como solução, recomendações e verificações heurísticas que possam ser utilizadas por cada um destes três agentes em suas atividades e que possam ser inseridas e consideradas nas avaliações do PNLD.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

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