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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35962

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Título: Mitos no discurso da educação ambiental: abordagem a professores de instituições de ensino superior do município de Caruaru (PE).
Autor(es): MELO, Miquéias Maciel de
Palavras-chave: Educação ambiental; Mito; Ensino superior - Caruaru (PE); Professores universitários
Data do documento: 14-Mar-2014
Citação: MELO, Miquéias Maciel de. Mitos no discurso da educação ambiental: abordagem a professores de instituições de ensino superior do município de Caruaru (PE). Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: A educação ambiental moderna, em sua complexidade, tem gerado vários entendimentos quanto à sua própria essência. Há uma necessidade de unificar o discurso, mas para isto, se faz necessária uma análise da circunstância atual. Assim, surge o problema — quais são os mitos existentes na fala de professores acerca de educação ambiental? — e o objetivo geral — definir os mitos existentes na fala de professores acerca de educação ambiental. Para alcançar o objetivo, este foi decomposto em quatro objetivos específicos — (1) identificar o tema da educação ambiental moderna; (2) identificar o entendimento de professores acerca do tema; (3) ler os mitos na fala de professores; e (4) decifrar os mitos. Foi delimitado como campo de estudo o município de Caruaru (PE) e duas Instituições de Ensino Superior do referido município — a Faculdade ASCES e a Faculdade Vale do Ipojuca. Foi construída uma fundamentação teórica da educação ambiental e do mito. A mitologia, de Barthes, foi adotada como método de estudo. Os sujeitos do estudo foram professores que lecionam disciplinas que abordam a temática ambiental. O trabalho elegeu a entrevista e a análise documental como instrumentos de abordagem. O resultado foi a elaboração de uma matriz conceitual da educação ambiental (objetivo específico 1) e a captação dos entendimentos dos professores sobre a temática (objetivo específico 2). Com base no conjunto de conhecimento ora obtido, foi feita a leitura dos mitos (objetivo específico 3) — em que se identificaram o mito do meio ambiente, o mito dos problemas ambientais e o mito da consciência ambiental — e, por fim, a decifração dos mitos (objetivo específico 4) — em que se mostrou o significante, o significado e o signo de cada um dos mitos lidos. O trabalho contribuiu para a temática da educação ambiental, para a administração enquanto ciência social e para a prática da atividade docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35962
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