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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35962

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVALENÇA, Sandro-
dc.contributor.authorMELO, Miquéias Maciel de-
dc.date.accessioned2020-01-14T19:50:49Z-
dc.date.available2020-01-14T19:50:49Z-
dc.date.issued2014-03-14-
dc.date.submitted2020-01-14-
dc.identifier.citationMELO, Miquéias Maciel de. Mitos no discurso da educação ambiental: abordagem a professores de instituições de ensino superior do município de Caruaru (PE). Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35962-
dc.description.abstractA educação ambiental moderna, em sua complexidade, tem gerado vários entendimentos quanto à sua própria essência. Há uma necessidade de unificar o discurso, mas para isto, se faz necessária uma análise da circunstância atual. Assim, surge o problema — quais são os mitos existentes na fala de professores acerca de educação ambiental? — e o objetivo geral — definir os mitos existentes na fala de professores acerca de educação ambiental. Para alcançar o objetivo, este foi decomposto em quatro objetivos específicos — (1) identificar o tema da educação ambiental moderna; (2) identificar o entendimento de professores acerca do tema; (3) ler os mitos na fala de professores; e (4) decifrar os mitos. Foi delimitado como campo de estudo o município de Caruaru (PE) e duas Instituições de Ensino Superior do referido município — a Faculdade ASCES e a Faculdade Vale do Ipojuca. Foi construída uma fundamentação teórica da educação ambiental e do mito. A mitologia, de Barthes, foi adotada como método de estudo. Os sujeitos do estudo foram professores que lecionam disciplinas que abordam a temática ambiental. O trabalho elegeu a entrevista e a análise documental como instrumentos de abordagem. O resultado foi a elaboração de uma matriz conceitual da educação ambiental (objetivo específico 1) e a captação dos entendimentos dos professores sobre a temática (objetivo específico 2). Com base no conjunto de conhecimento ora obtido, foi feita a leitura dos mitos (objetivo específico 3) — em que se identificaram o mito do meio ambiente, o mito dos problemas ambientais e o mito da consciência ambiental — e, por fim, a decifração dos mitos (objetivo específico 4) — em que se mostrou o significante, o significado e o signo de cada um dos mitos lidos. O trabalho contribuiu para a temática da educação ambiental, para a administração enquanto ciência social e para a prática da atividade docente.pt_BR
dc.format.extent77p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.titleMitos no discurso da educação ambiental: abordagem a professores de instituições de ensino superior do município de Caruaru (PE).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Daniella Ramos da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796561U7pt_BR
dc.description.abstractxThe modern environmental education, in its complexity, has generated various understandings as to its own essence. There is a need to unify the speech, but for this, is necessary an analysis of the current condition. Thus, the problem arose — what are the prevailing myths in the speech of teachers about environmental education? — and the general objective — define the existing myths in the speech of teachers about environmental education. To achieve the objective, this was broken down into four specific objectives — (1) identify the theme of modern environmental education; (2) identify the teachers’ understanding of the topic; (3) Read the myths in the speech of teachers; and (4) decipher the myths. Was delimited as area of study the municipality of Caruaru (PE) and two Higher Education Institutions of said municipality — the Faculty ASCES and the Faculty Valley of Ipojuca. It was built a theoretical grounding of environmental education and myth. The mythology, of Barthes, was adopted as a method of study. The study subjects were teachers that teach subjects that address the environmental theme. The work elected the interview and document analysis to the approach instruments. The result was the development of a conceptual framework of environmental education (specific objective 1) and the capture of understandings of teachers on the theme (specific objective 2). Based on the set of knowledge now obtained, was taken reading of myths (specific objective 3) — in which it identified the myth of the environment, the myth of environmental problems and the myth of environmental awareness — and, lastly, the decryption of myths (specific objective 4) — wherein it was shown the signifier, the signified and the sign each of myths that have been read. The work contributed to the theme of environmental education, for the administration as a social science and for the practice of teaching activity.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245561H6pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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