Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35935

Comparte esta pagina

Título : O que é, afinal, uma escola bilíngue? : A voz do professor nos programas bilíngues de escolas da Região Metropolitana do Recife
Autor : ANDRADE, Rayssa Mesquita de
Palabras clave : Linguística aplicada; Bilinguismo; Educação bilíngue
Fecha de publicación : 11-oct-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ANDRADE, Rayssa Mesquita de. O que é, afinal, uma escola bilíngue?: A voz do professor nos programas bilíngues de escolas da Região Metropolitana do Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Esta dissertação, inserida na área de Linguística Aplicada (LA), notadamente a LA indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), objetiva discutir as concepções e realidades encontradas no cenário atual das Escolas de Bilinguismo de Elite (EBE) (CAVALCANTI, 1999) na Região Metropolitana do Recife (RMR). Para atingir tal fim, nos propomos inicialmente a traçar uma trajetória histórica dos estudos acerca de LA (PENNYCOOK, 2006; FABRÍCIO,2006; MOITA LOPES,2011), assim como daqueles referentes ao campo do Bilinguismo (GROSJEAN, 1999; HARMERS E BLANC, 2000; BUTLER E HAKUTA, 2004; MEGALE, 2005; GARCIA, 2009, SCOTT, 2010). Entendendo o bilinguismo como um complexo e multidimensional comportamento linguístico, psicológico e sociocultural (GARCIA, 2009), buscamos observar as diferentes Metodologias envolvidas na Educação Bilíngue (CUMMINS, 1996; MEGALE, 2005; MELLO, 2010; MEGALI E LIBERALI, 2016; FRENCH, 2019). A partir desta base teórica, analisamos o corpus desta pesquisa, qual seja, entrevista com 20 professores atuantes em 8 diferentes EBE do RMR, através de um questionário estruturado subdividido em cinco seções. A conjugação desses pilares teóricos e análise de dados nos levou à reflexão sobre as EBE e os (des)conceitos acerca do bilinguismo no contexto sociocultural do Estado de Pernambuco. Concluímos que uma metodologia que respeite a heterogeneidade e complexidade desse fenômeno convoca o educador a pensar em interdisciplinaridade, multiculturalidade e multiletramentos, situando e empoderando o aluno enquanto cidadão de um mundo complexo, plural, multicultural, com demandas multimodais e de letramentos múltiplos, com diferentes relações de poder e diverso nas mais amplas formas.
Descripción : ANDRADE, Rayssa Mesquita de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MESQUITA, Rayssa
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35935
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rayssa Mesquita de Andrade.pdf2,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons