Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35935

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.authorANDRADE, Rayssa Mesquita de-
dc.date.accessioned2020-01-09T18:02:50Z-
dc.date.available2020-01-09T18:02:50Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Rayssa Mesquita de. O que é, afinal, uma escola bilíngue?: A voz do professor nos programas bilíngues de escolas da Região Metropolitana do Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35935-
dc.descriptionANDRADE, Rayssa Mesquita de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MESQUITA, Rayssapt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, inserida na área de Linguística Aplicada (LA), notadamente a LA indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), objetiva discutir as concepções e realidades encontradas no cenário atual das Escolas de Bilinguismo de Elite (EBE) (CAVALCANTI, 1999) na Região Metropolitana do Recife (RMR). Para atingir tal fim, nos propomos inicialmente a traçar uma trajetória histórica dos estudos acerca de LA (PENNYCOOK, 2006; FABRÍCIO,2006; MOITA LOPES,2011), assim como daqueles referentes ao campo do Bilinguismo (GROSJEAN, 1999; HARMERS E BLANC, 2000; BUTLER E HAKUTA, 2004; MEGALE, 2005; GARCIA, 2009, SCOTT, 2010). Entendendo o bilinguismo como um complexo e multidimensional comportamento linguístico, psicológico e sociocultural (GARCIA, 2009), buscamos observar as diferentes Metodologias envolvidas na Educação Bilíngue (CUMMINS, 1996; MEGALE, 2005; MELLO, 2010; MEGALI E LIBERALI, 2016; FRENCH, 2019). A partir desta base teórica, analisamos o corpus desta pesquisa, qual seja, entrevista com 20 professores atuantes em 8 diferentes EBE do RMR, através de um questionário estruturado subdividido em cinco seções. A conjugação desses pilares teóricos e análise de dados nos levou à reflexão sobre as EBE e os (des)conceitos acerca do bilinguismo no contexto sociocultural do Estado de Pernambuco. Concluímos que uma metodologia que respeite a heterogeneidade e complexidade desse fenômeno convoca o educador a pensar em interdisciplinaridade, multiculturalidade e multiletramentos, situando e empoderando o aluno enquanto cidadão de um mundo complexo, plural, multicultural, com demandas multimodais e de letramentos múltiplos, com diferentes relações de poder e diverso nas mais amplas formas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.titleO que é, afinal, uma escola bilíngue? : A voz do professor nos programas bilíngues de escolas da Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9994847398987369pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5560834728346049pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation in the area of applied linguistics (LA), notably Indisciplinary LA (MOITA LOPES, 2006), aims to discuss about the conceptions and realities found within the current scenario of the Elite Bilingual Schools (EBE) (CAVALCANTI, 1999) in the metropolitan region of Recife (RMR). To achieve this end, we propose initially to draw a historical trajectory of the studies about LA (PENNYCOOK, 2006; FABRÍCIO .2006; MOITA LOPES, 2011), as well as those pertaining to the field of Bilingualism (GROSJEAN, 1999; HARMERS E BLANC, 2000; BUTLER E HAKUTA, 2004; MEGALE, 2005; GARCIA, 2009, SCOTT, 2010). Understanding bilingualism as a multidimensional and complex linguistic, psychological and socio-cultural behavior (GARCIA, 2009), we observed the different methodologies involved in bilingual education (CUMMINS, 1996; MEGALE, 2005; MELLO, 2010; MEGALI E LIBERALI, 2016; FRENCH, 2019). From this theoretical basis, we analyzed the corpus of this research, which is, an interview with 20 teachers acting in 8 different EBE of the RMR, through a structured questionnaire divided into five sections. The conjugation of these theoretical pillars and the analysis of data enabled the reflection about the EBE and the (mis)conceptions about bilingualism in the sociocultural context of Pernambuco`s State. Thus, a methodology that respects the diversity and complexity of this phenomenon calls the educator to think about interdisciplinarity, multiculturalism and multiletracies, establishing and empowering the student as citizen of a complex, plural, multicultural world, with multimodal multiliteracies demands, with different power relations and diverse in the broadest ways.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rayssa Mesquita de Andrade.pdf2,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons