Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35889

Compartilhe esta página

Título: Um mercado na Encruzilhada : as transformações e permanências de um antigo equipamento comercial frente às urgências do século XXI
Autor(es): GOMES, Juliana Drahomiro
Palavras-chave: Mercado da Encruzilhada; Recife (PE); Planejamento urbano; Equipamento urbano; Dinâmicas espaciais
Data do documento: 13-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOMES, Juliana Drahomiro. Um mercado na Encruzilhada: as transformações e permanências de um antigo equipamento comercial frente às urgências do século XXI. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O mercado é um lugar do encontro e da troca (em seus diferentes sentidos) e a cidade é o palco onde se desenrolam estas dinâmicas. Assim, mercado e cidade têm estabelecido uma relação particular desde a origem da história. Nossa pesquisa analisa esta relação tendo como pano de fundo a cidade do Recife-PE e seu Mercado da Encruzilhada no século XXI. Desta forma, buscamos compreender as transformações e permanências e qual o papel deste equipamento para a cidade na atualidade. Na análise, foram adotadas técnicas de pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo que compreendem desde pesquisa bibliográfica, à adoção de entrevistas semiestruturadas com representantes do órgão público responsável pelo edifício comercial, bem como com seus permissionários, além de aplicação de formulários com frequentadores do equipamento, entre outras técnicas. Diante dos dados coletados e analisados, observamos relevantes mudanças nos últimos anos decorrentes da crescente valorização imobiliária do bairro (uma intensa verticalização de habitações multifamiliares se impõe), como também, da implementação ou alteração de sua infraestrutura (alterações de sentidos de vias, implementação de ciclofaixas etc.). Por sua vez, o Mercado da Encruzilhada, importante equipamento da localidade, se torna alvo de intervenções mediadas pela Prefeitura. Estas ações frequentemente são direcionadas para a obtenção de diferentes segmentos de frequentadores para o mercado público, identificados como os novos moradores que ocupam os novos empreendimentos imobiliários da localidade bem como habitantes da cidade de forma geral. Entendemos, que estas transformações são provocadas pelas diversas dinâmicas entre os agentes partícipes do lugar, as quais, muitas vezes, são permeadas por conflitos e interesses onde impactos, positivos ou negativos para todos os atores são apresentados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35889
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliana Drahomiro Gomes.pdf6,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons